Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

5 mil alunos da rede recebem uniformes

| 09/05/2014 | 18:13

A Prefeitura de Itupeva iniciou na tarde de quarta-feira, na Escola Thereza Angelin Lourençon, na Vila São João, a entrega dos novos uniformes escolares aos cerca de 5.600 alunos da rede pública. Segundo o prefeito Ricardo Bocalon (PT), a obrigação da prefeitura é cuidar das crianças, “e isso o nosso governo vem fazendo. Nossa administração teve de batalhar muito para que os uniformes chegassem aos alunos”, disse.

Segundo Bocalon, inicialmente foi feita uma licitação para a compra dos uniformes. “Mas enfrentamos contratempos que nos impediram de entregá-los antes, como sempre foi nosso desejo. Outra grande preocupação de nosso governo foi garantir a alta qualidade do material”, explicou o prefeito, lembrando que o desenho e cores dos uniformes foram escolhidos pelos próprios alunos.

“Todas as pessoas envolvidas com o ensino de Itupeva conhecem os esforços para melhor sempre a qualidade da educação para as nossas crianças.” A secretária municipal de Educação e Cultura, Idelma Bocalon, também destacou o empenho da administração na aquisição dos uniformes. O uniforme escolar é composto por dois agasalhos, duas camisetas, duas bermudas, uma calça, duas meias e um tênis.

Período Integral
Durante a entrega dos uniformes escolares, o prefeito Ricardo Bocalon anunciou que irá implantar a segunda escola de período integral em Itupeva. “Essa escola possui 250 alunos no período da manhã e mais 250 à tarde. Mas até o final de 2016, vamos dobrar essa capacidade para 500 alunos em período integral, ou seja, vamos dobrar o tamanho dessa escola.

Vamos manter a quadra já existente para a comunidade local e construir uma nova quadra para os alunos, que terão total apoio deste governo. A Vila São João terá uma escola com quadra adequada para educação física, bem como espaço adequado para os alunos passarem o dia na escola, porque lugar de criança é na escola”, anunciou o prefeito.

A primeira escola municipal em tempo integral de Itupeva é também a primeira no Brasil, de regime governamental a atender em tempo integral ambos os ensinos (infantil e fundamental) no mesmo prédio, sendo referência para toda a cidade. Na escola de período integral os estudantes recebem quatro refeições diárias: três cafés e um almoço, distribuídos em 20 minutos para o café e 1h30 para o almoço e descanso.

A grade de aulas também passou por reformulação, tudo para que o aluno possa aproveitar o máximo de cada aula. “Nosso objetivo é tornar o dia do aluno mais produtivo num ambiente agradável. A nova grade para a escola integral é ampla e repleta de conteúdo, ou seja, não dá margens para ociosidade. A fim de evitar desperdício de tempo e de oportunidade de aprendizado, pensamos todo o período aula a aula, ou seja, nenhum aluno ficará na escola apenas por ficar.

A criança aproveitará cada segundo do dia com atividades pedagógicas e lúdicas. A ideia é potencializar o nível de aprendizado. Para tanto, as disciplinas foram estrategicamente distribuídas de forma que o aluno possa usar o máximo de potencial em cada disciplina. As aulas multidisciplinares sempre são acompanhadas de aulas lúdicas, como música e capoeira. A meta é intercalar níveis diferentes de exigência, assim, poderemos trabalhar com o aluno em seu nível máximo de aprendizado “, explicou o prefeito.

Kit Escolar
No último mês, a Prefeitura de Itupeva já havia feito a alegria das crianças, que receberam o kit escolar. Na ocasião, Bocalon, acompanhado da secretária municipal de Educação e Cultura, Idelma Bocalon, e do vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Osmar Tozi, fez a entrega do kit escolar, que conta com cadernos, pasta, estojo, lápis, borracha, lápis de cor, e muitos outros itens.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/5-mil-alunos-da-rede-recebem-uniformes/
Desenvolvido por CIJUN