Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A Serra do Japi mais próxima do cidadão

| 05/06/2014 | 00:05

Um dos principais compromissos da atual gestão administrativa de Jundiaí, envolvendo a questão ambiental, tem sido a aproximação do cidadão com a Serra do Japi, maior patrimônio natural do município. Com uma área de 92 km² estendida ao longo da cidade – do total de 350 km², espalhados por quatro municípios – a serra foi reaberta para visitação em março deste ano e, desde então, atraiu mais de 700 visitantes.

Outro compromisso da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente é a fiscalização da área verde, tombada como patrimônio há 31 anos pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico). Em novembro do ano passado, um empreendimento de grandes proporções foi indeferido e ficou impossibilitado de se instalar na área protegida por lei.

“Isso mostra que estamos cumprindo com nosso papel de fiscalização e executando medidas cabíveis e de prevenção. A preservação do patrimônio é um dos principais objetivos desta gestão administrativa”, adianta Daniela da Câmara Sutti, secretária municipal de Planejamento e Meio Ambiente. Para o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, os esforços coletivos crescem cada vez mais, mas mesmo assim há características de avanço clandestino para dentro da serra.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/a-serra-do-japi-mais-proxima-do-cidadao/
Desenvolvido por CIJUN