Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Captação suspensa e falta de água em repartições

| 16/10/2014 | 07:42

Por causa da concentração de poluentes, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) suspendeu a captação de água no rio Capivari, um dos principais mananciais de Vinhedo. Por conta disto, a delegacia da cidade, assim como a Unidade de Pronto Atendimento(UPA), a sede da Guarda Municipal e algumas escolas ficaram se água nesta quarta-feira(15). A Prefeitura prometeu mandar caminhões-pipas para estes locais. Vinhedo implantou racionamento em setembro do ano passado.

Com a medida, deixarão de ser captados 330 m³/h, uma redução de 52% de toda a água produzida pelo sistema da ETA 1, na Vila Planalto. Em períodos do dia, os bairros abastecidos pela ETA 1 poderão ficar sem água. A captação só será retomada quando a qualidade da água melhorar. 

Para a região da Capela, a ETA 2, no Jardim Santa Cândida, continua tratando cerca de 200 m³/h, mas o nível do córrego do Moinho encontra-se muito baixo, dificultando a captação de água para tratamento. Situação que exige também o uso racional da água para todos os moradores abastecidos pela ETA 2. 

Apesar de não mencionar o racionamento de água, Prefeitura adotou oficialmente um sistema para economizar água na cidade em setembro de 2013. Desde então, a Administração Municipal reforça quase que semanalmente a necessidade para economia de água por parte dos cidadãos para contribuírem com a cidade em período de estiagem.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/captacao-suspensa-e-falta-de-agua-em-reparticoes/
Desenvolvido por CIJUN