Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cetesb cria estratégias para fiscalizar indústrias

| 05/06/2014 | 00:05

Por conta da grande demanda de indústrias que buscam se instalar na Região, a agência da Cetesb de Jundiaí é uma das unidades que mais recebem solicitações para liberação e renovação de licenças ambientais no Estado de São Paulo. Quem faz a afirmação é Domenico Tremaroli, gerente da agência local.

Nos últimos anos, os números justificam a afirmação do gestor. Com uma média de cem pedidos anuais para novas licenças ou renovações das já existentes, Jundiaí registrou 1587 solicitações no último ano. Para dar conta do atendimento de todas as indústrias, os 14 técnicos da unidade jundiaiense se dividem em agendas semanais de visitas, garantindo o atendimento nas oito cidades sob responsabilidade do órgão.

Ainda no segundo semestre deste ano, Domenico quer ampliar o poder de fiscalização dos seus comandados. “Por meio do licenciamento, vamos garantir as conquistas já alcançadas ao longo dos anos de trabalho, como a qualidade da água e do ar”, destaca. Mas o gerente sabe que os desafios são grandes, já que as demandas são constantes.

“Percebo que precisamos de um programa de fiscalização mais intensificado, pois temos poucos funcionários para muito trabalho. Utilizar estratégias em situações como esta é a etapa mais importante.” Por este motivo, Domenico quer priorizar 10% do total de empresas cadastradas, o que representa cerca de 500 indústrias.

“Estes locais deverão receber uma frente de atuação especial do nosso corpo técnico, pois são segmentos que podem gerar grande impacto negativo ao meio ambiente se não estiverem de acordo com as exigências impostas pelas legislações ambientais.”


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/cetesb-cria-estrategias-para-fiscalizar-industrias/
Desenvolvido por CIJUN