Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Chuva provoca mais estragos no Córrego Bertioga

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 09/02/2019 | 05:03

Mais uma vez o Córrego Bertioga é motivo de preocupação e reclamações dos moradores de Várzea Paulista. Toda vez que chove, o nível do córrego cresce e a correnteza ganha mais força. Os moradores da cidade dizem que o problema acontece há alguns anos. “Enfrento problemas na minha casa devido aos estragos que a chuva faz no córrego há pelo menos 5 anos. E o problema só vem aumentando, porque as obras estão aí e ninguém faz nada”, relata José Zulian, aposentado que mora na região desde 1997.

O morador relata que as fortes chuvas que caíram durante a última semana causaram ainda mais danos às obras e ao córrego. “Dessa vez foram as tubulações que racharam ao meio”, diz. Os moradores da região se preocupam também com o risco de um veículo cair na água, já que com as obras paradas, a beira do córrego está sem muro. Apenas fitas e placas de sinalização alertam o perigo.

Funcionário de uma oficina de carros localizada em o córrego, Raik Martins de Souza, 20 anos, conta ter passado por um grande susto durante o forte temporal. “Começou a alagar a rua e entrou bastante água na loja. O carro de um dos clientes ficou com água e lama por dentro”, conta. “Conseguimos salvar computadores, impressoras e mais algumas coisas, mas se demorássemos 5 minutos a mais, perdíamos tudo isso”, ressalta o trabalhador.

Para Jaciro Beltrame, proprietário de uma loja também na região do córrego, os problemas não param por aí. “O esgoto também é uma preocupação porque chove, transborda e depois o esgoto fica a céu aberto na rua”, diz.

Em nota, a Prefeitura de Várzea Paulista informa que concluiu 53% das obras até o momento mas que a empresa que venceu a licitação abandonou o serviço. Por conta disso, uma nova licitação está sendo feita para que outra empresa assuma as obras. A nota também informa que a prefeitura iniciará, assim que acabar o período chuvoso, obras de emergência para recuperar o leito do córrego.

CORREGO DO BERTIOGA EM VARZEA PAULISTARESCAUDO DA CHUVA


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/chuva-provoca-mais-estragos-no-corrego-bertioga/
Desenvolvido por CIJUN