Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Continental dará férias para 250 a partir do dia 30 de abril

| 12/04/2014 | 09:54

A partir de 30 de abril, 250 funcionários da Continental Automotive da unidade de Várzea Paulista terão férias coletivas, por dez dias, e a estratégia adotada pela empresa é reflexo do momento de retração nas vendas de veículos em todo o País.

A planta em Várzea – onde são produzidos diversos tipos de freios – conta com pouco mais de mil funcionários e é a única onde será necessário investir nessa medida, por enquanto, de acordo com o diretor de vendas da divisão de Chassis & Safety, Manoel Henrique Mota.

“As vendas não estão dando sinal de recuperação e os estoques de veículos estão altos. A estratégia, então, é reduzir jornada de trabalho, dar férias, tudo para evitar corte de funcionários”, enfatiza Mota, lembrando que os meios produtivos utilizados requerem mão de obra qualificada e o investimento na capacitação da equipe é alto. “Em momentos como esse, a gente usa todos os recursos legais para não demitir. Só não podemos garantir que será o suficiente”, enfatiza.

O gerente de vendas da Continental não fala em crise e diz que a empresa está otimista com a retomada do mercado, mas explica que isso depende dos números dos próximos meses. “É uma estagnação, um sinal de alerta para que medidas sejam tomadas. O momento é preocupante, sim, pois pode levar a consequências piores se nada for feito.”

Nesse contexto de ´soluções´, Mota acredita que sejam necessárias ações como a retomada do crescimento do País a um patamar mais alto, o controle da inflação para que a taxa de juros possa recuar e, até mesmo, o controle de custos por parte das empresas do setor para que não seja necessário aumentar o preço dos veículos. “Temos perfil otimista.”

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí e Região, Eliseu Silva Costa, o cenário do mercado é preocupante. “Estamos acompanhando de perto toda a movimentação, todas as decisões tomadas pelas montadoras, mesmo que não tenhamos nenhuma em Jundiaí, porque isso reflete diretamente no segmento de autopeças”, considera.

Segundo ele, o sindicato ainda não foi chamado para nenhuma negociação com empresas – exceto no caso específico da Sifco, que entrou com pedido de recuperação judicial, conforme matéria publicada na edição desta quinta-feira (24) do JJ Regional.”Sabemos somente que, se os números continuarem baixos como estão, as demissões serão inevitáveis”, diz o presidente do sindicato.

Crise numérica
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram queda de 7,1% no licenciamento de veículos em março deste ano na comparação com fevereiro e, ainda, retração de 15,2% na comparação entre março de 2014 com o mesmo período de 2013. Em março deste ano, foram licenciados 240,8 mil veículos no mercado nacional. Atualmente, o estoque de veículos é de mais de 387 mil unidades, suficiente para 48 dias de vendas.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/continental-dara-ferias-para-250-a-partir-do-dia-30-de-abril/
Desenvolvido por CIJUN