Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cursos permitem interação com o meio ambiente

| 04/06/2014 | 17:45
Os cursos técnicos e de bacharelado em meio ambiente se destacam em Jundiaí, oferecendo boas oportunidades no mercado de trabalho regional. Atualmente, os mais procurados são o de Tecnólogo em Gestão Ambiental, com formação universitária de dois anos, e a faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária, cuja duração do curso é de cinco anos.

De acordo com o professor universitário André Conceição, que coordena cursos da área ambiental no Unianchieta, as atividades práticas dos cursos exigem visitas técnicas nos campos de trabalho. “Nestes procedimentos os alunos compreendem conceitos, processos e fenômenos a partir do contato direto com a realidade”, afirma o professor.

No último ano, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar estações de tratamento de água e esgoto, unidades de conservação e proteção ambiental, parques geológicos e aterros sanitários.

Em paralelo, estudantes e docentes realizam pesquisas científicas sobre o processo de tratamento de resíduos sólidos, assunto que cada vez mais ganha destaque no cenário nacional.

André revela que o mercado de trabalho para os profissionais que estudam o meio ambiente é vasto na Região, já que podem atuar em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, além de empresas de diferentes segmentos. O salário médio de um recém-formado está na faixa de R$ 1,5 mil.

“Do ponto de vista empresarial, pequenas e médias empresas entendem, cada vez mais, que profissionais capacitados devem zelar pela área ambiental, para que futuros problemas, como o desrespeito à legislação do meio ambiente, sejam evitados”, explica o professor André.

Link original: https://www.jj.com.br/regiao/cursos-permitem-interacao-com-o-meio-ambiente/
Desenvolvido por CIJUN