Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Desafio é legislação para proteção

| 05/06/2014 | 00:05

Principal patrimônio natural e cartão-postal de Várzea Paulista, a Serra do Mursa está, nos dias atuais, ameaçada pela chegada de novos empreendimentos imobiliários. Quem faz o alerta é o secretário de Meio Ambiente do município, João José de Lima. “Precisamos criar legislações para que a nova macrozona de preservação seja implantada e que crimes contra a natureza sejam punidos.”

O dilema da serra varzina, que até 2011 tinha 8,67 km² de área protegida, começou com uma legislação que permitiu a reclassificação da macrozona de proteção, ainda aprovada na gestão administrativa anterior. Com a alteração na lei, três empreendimentos puderam adquirir terrenos nos 2,48 km² de áreas que antes pertenciam ao patrimônio natural.

Agora, as corporações buscam licenças para construir. Por este motivo, a área de preservação do Mursa caiu para 6,19 km². Mesmo com a perda lamentável para a biodiversidade, o município já caminha para se fortalecer e captar recursos que no futuro serão revertidos para a proteção do meio ambiente.

Recentemente, a Câmara Municipal de Várzea aprovou a criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Fundo Municipal do Meio Ambiente. “Nossa intenção é constituir o conselho aproximadamente em 90 dias e depois regulamentar seu funcionamento”, explica João.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/desafio-e-legislacao-para-protecao/
Desenvolvido por CIJUN