Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Descarte correto de lixo pode ajudar a evitar propagação do coronavírus

Das Agências | 28/05/2020 | 14:43

A maneira como o lixo é descartado pode ajudar a evitar o risco da propagação do coronavírus, segundo a Vigilância Sanitária de Sorocaba (SP).

De acordo com Ana Laura Toller, enfermeira da Vigilância Sanitária, o descarte de lixo aumentou na cidade e, com isso, a preocupação deve ser redobrada.

“É uma preocupação sanitária que esses resíduos, máscaras, sejam descartados no meio da rua, que é o que às vezes acontece. Nós recebemos na vigilância algumas ligações de munícipes preocupados com a demanda desse material jogado na rua”, explica.

Ao descartar o lixo em sacos plásticos, sem rasgos ou furos, deve-se levar o saco diretamente ao contêiner. Como a coleta é mecanizada e vai diretamente para os caminhões de lixo, isso já contribui para reduzir os riscos.

“Nossa orientação, no caso, é para que a pessoa que sai de casa com a máscara descartável leve um saco plástico que não tenha furos e esteja intacto. No momento que precisar trocar esse equipamento de proteção, que coloque dentro do saquinho, feche bem e retorne à residência para o descarte correto”, diz.

Além disso, lenços, toalhas, fraldas ou papel higiênico devem ser colocados em mais sacos plásticos.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/descarte-correto-de-lixo-pode-ajudar-a-evitar-propagacao-do-coronavirus/
Desenvolvido por CIJUN