Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Em 8 dias, dobra número de casos de dengue

| 09/05/2014 | 17:23

Em Campo Limpo Paulista, o número de casos de dengue aumentou 50% nos últimos oito dias. De acordo com a prefeitura, de janeiro até esta terça-feira (08), 133 casos foram confirmados na cidade – sendo 65 só no mês de abril, quando foram recebidos exames de amostras coletadas entre o final de fevereiro e começo de março.

Os dados oficiais da Vigilância Sanitária apontam que até o fim de março havia 68 casos confirmados. Em Jundiaí, Itupeva e Várzea Paulista o número de casos de dengue, até o momento, é menor: 20, 5 e 6, respectivamente. Na Capital paulista, foi confirmada nesta terça-feira (08) a primeira morte por dengue em 2014: um menino de 6 anos.

Ainda segundo a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, 90 casos foram registrados no município durante todo o ano de 2013. “Entre janeiro e março de 2013 foram 17 casos, sendo que a situação caótica do ano anterior foi entre abril e junho, contando 73 casos”, informou a nota oficial, enviada pela assessoria de imprensa.

A prefeitura não comentou, no entanto, o porquê do aumento, mas enfatizou que um trabalho de conscientização vem sendo realizado junto à população. “Estamos fazendo um trabalho com aplicação de larvicidas nas casas, e a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) esteve nesta terça-feira trabalhando em conjunto com os agentes do município no combate ao mosquito transmissor”, reforçou a nota.

Em Jundiaí
Segundo o balanço do mutirão de busca ativa por focos de dengue realizado em Jundiaí na última sexta-feira, e divulgado na segunda-feira, 55 larvas foram detectadas – sendo que 93% delas eram de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Até agora, 20 casos foram confirmados na cidade este ano, sendo que quatro foram adquiridos aqui e os demais em outras cidades.

Em 2013, foram 80 casos confirmados em Jundiaí. “O trabalho de diagnóstico, investigação ativa dos suspeitos e monitoramento como está sendo feito aqui é essencial para queda da incidência da dengue”, afirmou André Ricardo Ribas Freitas, consultor da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, que esteve em Jundiaí na segunda-feira.

Várzea e Itupeva
Em Várzea Paulista, 66 casos foram notificados desde o começo de 2014. Destes, seis pacientes estão com dengue e em 16 casos a suspeita foi descartada. Os outros 44 aguardam confirmação. No ano passado houve 153 casos suspeitos, sendo que 51 foram confirmados. A Secretaria de Saúde de Várzea Paulista informou que dos seis casos confirmados até agora, um foi adquirido fora da cidade e os outros cinco são autóctones, ou seja, contraídos no município.

Em Itupeva, há cinco casos confirmados até agora. Em 2013, sete pacientes foram diagnosticados com dengue. “Está sendo realizada a aplicação de inseticida em toda a cidade e a região com caso confirmado foi isolada e realizada varredura. Quando um foco é encontrado, o morador é notificado”, informou, em nota, a prefeitura.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/em-8-dias-dobra-numero-de-casos-de-dengue/
Desenvolvido por CIJUN