Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Internet para Todos: Municípios do Aglomerado Urbano aguardam instalação de programa

NIZA SOUZA - csouza@jj.com.br | 14/03/2018 | 03:01

Todos os sete municípios que fazem parte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) estão listados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações como habilitados para receber o programa Internet para Todos, que pretende levar acesso à banda larga para locais remotos, onde o sinal de Internet não existe ou é muito ruim. Ao todo, são 35 localidades (bairros) relacionados pelo governo federal para receberem o sinal via satélite. Pelo menos quatro cidades do AUJ – Jundiaí, Jarinu, Itupeva e Várzea Paulista – já assinaram o termo de adesão com o governo federal. A prefeitura de Campo Limpo Paulista informou, por meio de nota, que ainda não realizou a adesão. Louveira e Cabreúva não responderam à reportagem até o fechamento desta edição.

140318sateliteOs prefeitos de Itupeva, Marcão Marchi, e de Jarinu, Eliane Lorencini, estiveram em Brasília na segunda-feira (12) para assinar a adesão, em cerimônia com o presidente Michel Temer. Jundiaí e Várzea Paulista não participaram do evento, mas enviaram os termos de adesão assinados. Após a adesão, a previsão é que os primeiros municípios beneficiados recebam a partir de maio as antenas que permitirão a conexão. O Ministério espera que sejam instaladas 200 antenas por dia. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio do ano passado e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

Localidades
Em Jundiaí, os bairros listados pelo ministério são: Medeiros, Corrupira, Jardim Carolina, Mato Dentro, Paiol Velho, Rio Acima, Santa Clara, Vale dos Sembrantes e Vera Cruz. A Unidade de Gestão da Casa Civil da Prefeitura, entretanto, informa que “os locais e prazos estão sendo avaliados, junto a aspectos da implementação e requisitos, pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) e pelas demais Unidades de Gestão da Prefeitura vinculadas ao tema”. Depois de Jundiaí, o município com o maior número de localidades listadas pelo ministério é Campo Limpo Paulista. São oito no total – Bairro Rossi, Santana, Campo Verde, Condomínio Champs Prives, Estância São Paulo, Novo Hamburgo, Vila Firenze e Vista Alegre. No entanto, a prefeitura informa que ainda não realizou a adesão, “porque aguarda devolutiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações com relação a diversas dúvidas referentes ao programa”.

Em Itupeva, cinco bairros devem receber o sinal: Pinheirinho, Medeiros, Condomínio São José do Ribeirão 1, Quilombo e Vivendas do Japy. “É um momento de muita alegria porque a internet hoje é uma ferramenta de inclusão social, importante para a prestação do serviço público em áreas como a educação e a saúde. Agora todos os munícipes terão acesso a uma conexão boa e com preços bem mais acessíveis”, acredita o prefeito Marcão Marchi. Em Jarinu, as localidades beneficiadas, assim que o Governo Federal fizer a liberação das antenas, serão os bairros dos Pereiras (Água Preta), Recreio Mori, Pitangal, Vale Esmeralda, Campo Largo, Pinhal e Maracanã. “Esses pontos foram autorizados de acordo com a Geolocalização que enviamos para o ministério. Porém nós podemos aumentar – após as fases de testes – com um termo aditivo – para outros bairros”, diz a prefeita. Já em Várzea Paulista os locais que serão beneficiados são Sítio do Mursa e Vale Verde.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/internet-para-todos-municipios-do-aglomerado-urbano-aguardam-instalacao-de-programa/
Desenvolvido por CIJUN