Acervo

Itatiba realiza inventário da arborização urbana


Como forma de atender às diretivas do Programa Município VerdeAzul (PMVA) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e elaborar um mapeamento das árvores no município, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Seção de Áreas Verdes, está realizando um inventário de arborização urbana.

O projeto teve início em maio deste ano e consiste no cadastramento de todas as árvores que estão plantadas nos passeios públicos. Para a elaboração do inventário quantitativo e qualitativo da arborização urbana são colhidos dados da planta tais como espécie, altura, DAP (diâmetro da altura do peito), condições fitossanitárias, localização, largura do passeio, quais os tipos de equipamentos públicos a circundam, como entrada de água, rede elétrica (baixa e alta tensão).

Também são registradas as coordenadas geográficas com registro fotográfico de cada planta. Da estimativa de 12 mil árvores existentes na área urbana, até o momento já foram catalogadas 2.796 árvores, no Centro, Jardim de Lucca, Itatiba Park, Nova Itatiba I, Jardim Belém e Jardim Coronel Peroba.


Notícias relevantes: