Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Itupeva ganha mais 13 médicos

| 23/04/2014 | 22:05

O serviço público de saúde de Itupeva recebeu mais 13 médicos, uma conquista da prefeitura pelo programa Mais Médicos, pelo Provab (Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica) e também por contratação com recursos próprios do município. “Todos sabem a dificuldade que o serviço público enfrenta para acompanhar a demanda na área da saúde, e o programa Mais Médicos foi uma solução encontrada pelo governo para resolver, a curto prazo, esse problema, enquanto são tomadas outras ações para soluções de médio e longo prazo”. aponta o prefeito e presidente do Aglomerado Urbano Jundiaí (AUJ), Ricardo Bocalon (PT).

“Fomos contemplados agora no programa, que tem tido muito êxito no País. E também estamos fazendo nossa parte. Estão sendo contratados médicos pelo processo seletivo que realizamos e ainda fomos contemplados pelo Provab. É um aumento significativo para a saúde em Itupeva, mas ainda estamos longe do ideal que buscamos”, diz Bocalon.

O secretário de Saúde, Ricardo Vicente da Silva, reforça a importância da chegada dos novos profissionais. “Com essa ampliação no quadro médico vamos poder melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e diminuir o tempo de espera das consultas. É um grande avanço e estou certo de que vai nos ajudar nas melhorias que o governo está promovendo na cidade.”

Segundo a Secretaria de Saúde, Itupeva recebeu sete médicos pelo programa Mais Médicos – cinco cubanas, uma brasileira e uma peruana -, um pelo Provab e cinco por contratação de processo seletivo realizado na cidade. Antes disso, em janeiro, também por meio de processo seletivo, a prefeitura já havia contratado duas ginecologistas e um pediatra. Bocalon, acompanhado do vice-prefeito Osmar Tozi, recebeu as profissionais do Mais Médicos que chegaram a cidade. 

As sete médicas do programa Mais Médicos já estão em Itupeva e devem iniciar o atendimento em breve, na área de atenção básica, no caso, em UBSs, com carga horária de 8 horas diárias. Além do atendimento na unidade, também visitarão pacientes em casa.

Os médicos contratados pelo último processo seletivo já começaram a atuar, desde a semana passada, com um cardiologista atendendo todas as manhãs no CSIII, além de clínica geral e endocrinologista também para o Centro de Saúde. Também receberam um novo clínico as unidades do Santa Fé e o CAPS. Além disso, um novo clínico foi designado para o programa Melhor em Casa, que visita pacientes impossibilitados de irem até uma UBS.

Pelo programa Provab, o médico conquistado já está atendendo desde fevereiro, no bairro Nova Monte Serrat.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/itupeva-ganha-mais-13-medicos/
Desenvolvido por CIJUN