Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Itupeva ganha Pronto-Socorro Infantil

| 09/05/2014 | 18:05

O Pronto-Socorro Infantil (PSI) de Itupeva foi inaugurado na noite dessa quinta-feira (20), com estrutura completa, e já começa a funcionar hoje com três pediatras no atendimento. O prédio inclui sala de emergência, sala de inalação, brinquedoteca e uma equipe qualificada para atender à população. Segundo o prefeito da cidade, Ricardo Bocalon (PT), mais importante do que ter um prédio bonito é ter uma equipe competente.

“Itupeva nunca teve algo assim”, ressaltou o prefeito, que também é presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí. “Nada é mais duro para um pai e para uma mãe do que ter seu filho doente.” O pronto-socorro tem mais de 330 m² e fica ao lado do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, mas é totalmente independente. Com estacionamento próprio, tem atendimento 24 horas para crianças e adolescentes de até 17 anos.

Após discursar ao lado de autoridades, na noite dessa quinta-feira (20), o prefeito, sua equipe e a população presente puderam conferir o resultado da obra, que faz parte do Padi (Programa de Ações e Desenvolvimento de Itupeva), com previsão de investimento na casa de R$ 315 milhões a curto e longo prazo. “Já estamos cumprindo e continuaremos a cumprir todas as promessas de nosso governo”, explicou Bocalon.

“Nos últimos anos, a cidade recebeu avanços econômicos, mas faltaram avanços sociais. Nossa aposta é no avanço social.” Para criar um ambiente mais amigável às crianças, o pronto-socorro tem decoração colorida e longe do aspecto de um hospital convencional. É mais parecido com uma escola. “Trata-se de um pronto-socorro dedicado apenas às crianças, o que é uma vitória para uma cidade com 50 mil habitantes”, disse Bocalon.

O secretário de Saúde, Ricardo Vicente da Silva, lembrou que a prefeitura tem aproximadamente 300 funcionários na área da Saúde e que todos trabalham com empenho para o sistema funcionar adequadamente. A primeira-dama da cidade e secretária de Educação, Idelma Bocalon, ressaltou que a construção do Pronto-Socorro Infantil não foi algo simples e que trata-se de uma diretriz de governo.

“É algo para a posteridade.” O diácono José Maurício Ávila esteve no evento de inauguração, rezou pelos presentes e pelas pessoas que serão atendidas no local e abençoou o pronto-socorro antes mesmo de ser aberto. O pastor Paulo Zoadeli também foi ao ato de entrega e orou com a população.

Gente da cidade
Morador de Itupeva, o vendedor Manoel Cupertino, 38 anos, foi assistir à entrega do PSI na companhia de sua mulher, Michele Roberta Inocência, 30, e da filha, a pequena Marina, de 2 anos. “Já houve casos de termos que vir para o hospital com nosso filha à noite, uma correria”, contou o pai. “Para quem não tem um plano de saúde, como nós, isso é fundamental”, declarou Michele.

O operador de produção Silvio Neri Monteiro, 43, compareceu à entrega com a filha de 10 anos. “Ela  às vezes tem algum problema e precisa de atendimento médico.” Quem também comemorou a inauguração foi Marlene Peixoto, 27, que tem dois filhos pequenos. “Eu e meus filhos crescemos em Itupeva, esperávamos por algo assim.”


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/itupeva-ganha-pronto-socorro-infantil/
Desenvolvido por CIJUN