Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Itupeva investe em educação

| 09/05/2014 | 18:01

A educação está sendo tratada com muito carinho e como uma das prioridades do atual governo. A cidade passou a contar com uma escola integral – a primeira do país com ensino Infantil e Fundamental em período integral. O Ensino Infantil conta com novas disciplinas, Música, Inglês, Robótica e Capoeira e o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), além dessas, também com Filosofia.

O prefeito Ricardo Bocalon (PT) também se comprometeu a dobrar o número de vagas para crianças em creches e, logo no começo do ano passado, uma reestruturação organizada foi capaz de aumentar as vagas. O projeto de construção de creches também já foi iniciado, com a construção da unidade no bairro Rio das Pedras, iniciado no segundo semestre de 2013.

O objetivo, de acordo com Bocalon, é mais do que dobrar o número de vagas, entregando uma creche por ano. Outro projeto no qual Itupeva é referência, é a municipalização da merenda escolar, uma iniciativa que teve como motivação a promoção de hábitos mais saudáveis entre as crianças, já que todas as escolas municipais passam a contar com um programa, que vai desde a introdução, no cardápio, de alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais até à adaptação da criança ao protocolo à mesa, que propõe iniciar o aluno ao horário correto de alimentação e também às práticas de como fazer seu próprio prato.

Os alunos são recebidos nas escolas com café da manhã, suco, frutas e almoço, com carne de qualidade. Itupeva também vai ganhar uma Escola Técnica. A obra, chamada Complexo Educacional Paulo Freire, com projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake, vai disponibilizar 10 cursos técnicos e ainda contará com creche e ensino fundamental I e II. Itupeva, conforme explica o prefeito, até o momento, será a única cidade com menos de 80 mil habitantes a possuir uma ETEC.

Os professores também têm sido incentivados e valorizados, recebendo treinamentos e atenção da secretaria de educação. Mais de 5 mil alunos foram beneficiados com kit escolar. Os alunos também receberam especial atenção logo que saem de casa para ir à escola, com transporte escolar totalmente adaptado e exclusivo, com cinto de segurança e monitores treinados para acompanhá-los na viagem. As escolas e creches do município também estão recebendo reformas e ampliações, sendo reestruturadas.

Esporte, lazer e cultura
A Prefeitura interditou o ginásio municipal para realizar reformas. Com a conclusão da obra, o novo Complexo Esportivo Dorival Raymundo estará pronto para receber jogos oficiais. A Melhor Idade também está sendo valorizada e recebendo atenção. Está sendo realizada a finalização e reforma da Casa do Idoso e a secretaria de Esportes e Lazer disponibiliza várias atividades para todas as faixas etárias.

O Parque da Cidade ganho vida: recebeu iluminação totalmente nova e digna do espaço que agora fica aberto até as 22 horas, trazendo muito mais opções para os frequentadores. Também foram inaugurados sede administrativa, banheiros e bebedouros. A Feira Noturna e o Domingo de Lazer, realizado junto com a Feira, reúne milhares de pessoas toda a semana, oferecendo opções de compras, lazer e entretenimento.

Itupeva também vai ganhar um cinema, o Cinema Social Orion Faria, que faz parte dos investimentos da Prefeitura para proporcionar lazer e cultura para a população. Ele será construído com apoio de empresas parceiras e a prefeitura ficará responsável pela sua administração. Durante a semana, será uma ferramenta para as escolas, recebendo alunos. Aos finais de semana, a população poderá utilizar os serviços, totalmente gratuitos.

Obras
Em pouco mais de um ano de governo, o prefeito Ricardo Bocalon já foi capaz de realizar importantes mudanças em Itupeva. São obras e ações significativas, que visam garantir o crescimento constante do município em todas as áreas. Em setembro, o prefeito realizou o lançamento do PADI (Programa de Ações e Desenvolvimento de Itupeva), uma “cartilha” distribuída à população com as principais obras e realizações previstas pela Administração, de curto, médio e longo prazo.

São mais de R$ 315 milhões de investimento contando verba federal, estadual e de recursos próprios do município, além de investimentos da iniciativa privada, que vêm como contrapartida. O objetivo do PADI é manter a população informada e ciente do planejamento da Prefeitura e onde estão sendo realizados os investimentos públicos, buscando sempre a transparência junto aos moradores e focado no lema do governo: “Nossa maior obra é cuidar das pessoas”.

Já foi dado início, com o cadastro de mais de 4.500 pessoas, ao maior plano de habitação popular da cidade, que vai construir 1.000 habitações populares, numa parceria inédita entre a Prefeitura de Itupeva e o Governo Federal, pelo Minha Casa, Minha Vida. As Avenidas Emílio Checchinato e Francisco Nakazato, importantes vias de acesso da cidade, serão duplicadas e terão substituídos todo o solo e o asfalto.

A avenida Nelson Gulla também receberá pavimentação, melhorias e sinalização. Já foi iniciado, a partir do bairro Rio das Pedras, um grande plano de pavimentação, que vai contemplar diversos locais da cidade, um grande investimento no qual mais de 50 ruas do município receberão novo asfalto, ecologicamente correto e com qualidade de primeiro mundo. Diariamente, a Prefeitura realiza o programa de Tapa Buraco.

Saúde
A Prefeitura está fazendo grandes investimentos na área de saúde. Dia 20 deste mês, será inaugurado o Pronto Socorro Infantil – PSI, que vai trazer mais conforto e comodidade na atenção às crianças. O hospital também passou por uma grande reforma e reestruturação. No início do ano foi dobrado o número de pediatras e contratado novos especialistas e outros funcionários.

Também foi realizado na cidade um concurso público para aumentar o número de profissionais na rede básica de saúde, visando suprir a demandas nas Unidades Básicas que também serão reformadas para atender à população com dignidade e respeito. Em agosto foi inaugurada a nova UBS na Vila São João, que foi reestruturada e ampliada. Em contato com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também já está confirmada para o município.

Segurança
A Prefeitura vai implantar um “Muro Virtual”, com a instalação de câmeras de segurança em vários pontos da cidade, além de bases móveis da Guarda, que vão chegar nos bairros mais distantes de Itupeva. A colaboração entre as polícias também tem sido um diferencial para a cidade. Em março do ano passado, foi inaugurada a nova sede da Guarda Municipal, equipada e bem estruturada.

Também aumentou o número de viaturas da GM, de 1 para 4, e novos veículos estão previstos, além de concurso para aumentar o efetivo. A guarda percorre os bairros com o projeto Patrulha Comunitária, se aproximando da população e estreitando o relacionamento com a comunidade. GMs ciclistas percorrem o centro da cidade, trazendo mais segurança para a população.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/itupeva-investe-em-educacao/
Desenvolvido por CIJUN