Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jovens tem aula de Primeiros Socorros

| 25/06/2014 | 11:59

Aconteceu no último sábado (21), uma aula prática de Primeiros Socorros para jovens com a participação de instrutores do programa Bombeiros Mirins e Juvenis, do Departamento Municipal de Bombeiros, no Parque Luís Latorre, em Itatiba.

Crianças e adolescentes puderam colocar em prática noções básicas de como socorrer acidentados, cuidados necessários e procedimentos corretos para diversos tipos de emergências, como a maneira correta de medir a pulsação em diversos pontos do corpo, as diversas formas de tirar a temperatura e outros procedimentos.

Aos 17 anos, Luara Aparecida Momentel Buzeto é da turma de 2012 do Bombeiro Juvenil e está se preparando para ser um dos monitores do programa deste ano. Ela auxiliou nas práticas dos jovens, supervisionando como os procedimentos eram realizados. “Cada situação tem uma forma diferente de lidar. Olhamos e ouvimos para ver se a vítima está respirando, se apresenta movimento torácico, enfim, se ela está viva, e vemos se ela tem algum ferimento aparente”, explica.

Luara conta que já foi obrigada a utilizar o conhecimento do programa. “Uma menina na escola teve convulsão. Como ninguém sabia o que fazer, eu ajudei. Enquanto o pessoal da escola acionava os bombeiros, fiquei acompanhando a vítima, fazendo os procedimentos necessários”, conta.

Programas – O Bombeiro Mirim é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e o Juvenil de 15 a 18 anos. Realizados por meio do Departamento Municipal de Bombeiros, os programas são voltados para moradores de Itatiba devidamente matriculados em escolas da rede pública ou particular.

Neste ano, mais de 230 interessados se inscreveram, sendo sorteados 60 participantes para o Bombeiro Mirim e 55 para o Bombeiro Juvenil. Os programas oferecidos pela Prefeitura têm como objetivo orientar e instruir corretamente os adolescentes sobre como agir em situações de emergência.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/jovens-tem-aula-de-primeiros-socorros/
Desenvolvido por CIJUN