Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Louveira ganha destaque com turismo rural

| 21/03/2014 | 11:11

Hospitalidade, ar puro, saborosas frutas, belas paisagens, vinhos, cachaças, sucos, doces, moderna infraestrutura para eventos e convenções, proximidade a grandes centros, logística privilegiada. Estes são alguns dos motivos pelos quais Louveira está sendo cada vez mais procurada pelos visitantes e considerada uma cidade turística e acolhedora.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Louveira, Jailson Marinho, diversas ações vem alavancando o setor no município e os empreendedores responsáveis pelos atrativos turísticos rurais estão cada vez mais em busca da profissionalização para atender a demanda do crescente fluxo de visitantes.

Atualmente a cidade conta com 14 atrativos turísticos devidamente cadastrados. “Outros três estão para começar as operações. Para isso é necessário passarem por um treinamento e aprimoramento do atendimento para só assim fazerem parte do grupo de turismo rural”, esclarece.

Entre as iniciativas, ele destaca o projeto “Colhendo Frutos com o Turismo”, realizado pela Prefeitura de Louveira em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Pólo Turístico Circuito das Frutas, que tem por objetivo adequar e capacitar os atrativos turísticos rurais, meios de alimentação, meios de hospedagem, receptivos e o artesanato local visando um atendimento especializado aos visitantes.

O projeto “Conhecendo Minha Louveira” é outra iniciativa que também possibilita que louveirenses de diferentes segmentos da sociedade conheçam e passem a divulgar os atrativos e produtos existentes no município. Segundo a turismóloga Rafaela Lorençon, desde 2011 é feita a medição do fluxo de visitantes que acessaram os empreendimentos que compõem o Turismo Rural Louveira, a qual teve um aumento de mais de 60 % em 2013.

“Cerca de 240 mil pessoas visitaram os atrativos turísticos localizados no meio rural, consolidando uma nova alternativa para geração de renda ao agricultor, viabilizando sua permanência no campo e contribuindo para qualidade de vida em todo o município”, afirma Rafaela.

De acordo com os empresários locais, o turismo em Louveira está dando certo e tem tudo para ser ainda melhor. “As parcerias entre agências de turismo e o hotel Estância Santa Mônica localizado na cidade, puderam ampliar os canais de comercialização do destino Louveira através de roteiros programados e opções de day-use. Também não podemos deixar de citar o trem Expresso Turístico, que traz visitantes de São Paulo até o Circuito das Frutas, e que tem Louveira dentre os roteiros a serem visitados”, disse o secretário Jailson.

Ele destacou ainda as alternativas oferecidas pelo município para todas as idades “Temos varias opções para grupos da Melhor Idade , grupos pedagógicos para famílias além da oportunidade de pessoas de todas as idades conhecerem a tradicional Festa da Uva e ExpoCaqui que esse ano será realizada nos dias 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de maio e 1º de junho com novas atrações e oportunidades de passeios turísticos pelos sítios e fazendas”, detalha.

Outros pontos importantes estão sendo debatidos entre os empresários e o poder público como a definição de Rotas Turísticas; implantação da sinalização turística e melhorias na infraestrutura urbana. “A revitalização do complexo ferroviário, paisagismo e ornamentação da cidade é a principal transformação para sensibilização da população para com o turismo´, afirma o secretário.

Entre outras iniciativas que já estão em andamento na Divisão de Turismo ele cita a preparação do material de divulgação, folders, mapas, brindes bilingue, capacitação para os empreendimentos, inclusive curso de inglês, sensibilização com a população local com a oportunidade de conhecerem de perto os atrativos, além do Plano de Desenvolvimento Turístico Local.

“Quando este plano for finalizado impulsionará a conquista da titularidade de Município de Interesse Turístico que será muito importante para Louveira, pois a inclusão no programa pode garantir aporte anual para investimentos na área de turismo”, observa o secretário que convida novos empreendedores para aderirem ao grupo de empresários do setor.

“Assim eles receberão todos os benefícios, serviços, materiais e consultorias disponibilizados pela Divisão de Turismo e seus parceiros”, completa. A Divisão fica na Rodovia Anhanguera, quilômetro 72, ao lado do Restaurante Frango Assado e o telefone é o 19-3878-4222. Para mais informações sobre a cidade, acesse o site: www.louveira.sp.gov.br.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/louveira-ganha-destaque-com-turismo-rural/
Desenvolvido por CIJUN