Acervo

Moradora de Itupeva ganha prêmio


A aluna do sexto período do curso de graduação em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinários da UNESP de Jaboticabal, Gabriela de Almeida Leonardi, foi classificada em primeiro lugar na categoria de projetos de Iniciação Científica. O prêmio foi entregue durante o 60º Congresso Brasileiro de Genética realizado na cidade do Guarujá.

Aos 21 anos, a moradora de Itupeva diz que trabalhou por dois anos no projeto e diz ainda continuará trabalhando no tema. “Escolhi o proteoma foliar de Eucalyptus urograndis porque trata da base industrial para a fabricação de papel e por isso tem destaque na indústria brasileira.”

Intitulado “The Eucalyptus urograndis leaf proteome: establishment of a two-dimensional reference map”, o trabalho premiado tem como autores os estudantes Gabriela de Almeida Leonardi (FCAV-Unesp), Natália Aparecida Carlos (FCAV-Unesp), Paulo Mazzafera (IB-Unicamp) e Tiago Santana Balbuena (FCAV-Unesp).

A proteômica, como técnica de análise de proteínas (produtos finais da expressão gênica) presentes e potencialmente envolvidas nas respostas ambientais, pode auxiliar no desenvolvimento de novos indivíduos adaptados a diferentes condições ambientais. Serve ainda como estratégia para selecionar marcadores a serem utilizados em programas de melhoramento de plantas. “No próximo ano quero participar de um prêmio internacional e por isso vou continuar trabalhar neste tema.”


Notícias relevantes: