Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mulher pede tratamento na Espanha para doença

| 08/10/2014 | 19:28

Convivendo com a doença malformação de Arnold-Chiari tipo 1 desde 2000, Roseli de Fátima Cunha Sachito, 53 anos, sofre com dores e perda de movimentos. Apesar de ter passado por cirurgia de descompressão no cérebro, ficou com sequelas. A esperança de melhorar a qualidade de vida está em um procedimento realizado somente na Espanha. O custo da cirurgia é de 15,2 mil euros, valor que a família não dispõe, e por isso, pleiteia junto à justiça de Várzea Paulista.

“Após o procedimento para tratar a síndrome de Chiari, em 2003, fiquei com sequelas. Tenho dores fortes e me sinto como se estivesse sendo esmagada. Tomo 12 medicamentos por dia”, conta a mulher que adquiriu diabetes, hipertensão e depressão por causa da doença. “Meus nervos são comprimidos quando faço força. Até rir eu não posso porque sinto dor extrema”, lamenta.

Integrante de um grupo de ajuda e de divulgação da doença na internet, a mulher acredita que somente com a mobilização da sociedade e da reivindicação de direitos é que a sociedade médica mundial irá despertar para a doença. “Existe um procedimento que está dando certo na Espanha, mas não é reconhecido pelos órgãos internacionais. É preciso sensibilizar a sociedade médica para que busquem alternativas para o tratamento”, aponta.

Roseli deu entrada em processo solicitando o pagamento do procedimento na Justiça da Comarca de Várzea Paulista. O processo está na 1ª Vara do Fórum de Várzea Paulista, aguardando manifestação da representação de Roseli. “Apresentei testemunhos de brasileiros que passaram pelo procedimento e tiveram ótimos resultados. É uma luz de esperança para que eu possa voltar a viver, a ter uma vida fora da minha casa. Eu deixei de fazer tudo. Não consigo nem mesmo cuidar das minhas plantas pela falta de ar que sinto por causa da compressão dos nervos”, conta, emocionada.

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí desta quinta-feira (09) ou faça uma assinatura digital.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/mulher-pede-tratamento-na-espanha-para-doenca/
Desenvolvido por CIJUN