Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Programa Frente de Trabalho ajuda na recolocação profissional

GUSTAVO AMORIM - gamorim@jj.com.br | 22/03/2018 | 04:55

Desempregada e em busca de recolocação no mercado de trabalho, Edneia Santos procurou a Frente de Trabalho de Campo Limpo Paulista e conseguiu a vaga que tanto procurava. Logo já estava trabalhando na limpeza de vias e escolas da cidade – com um salário mínimo e benefícios garantidos. Mais tranquila, ela realizou o curso de informática disponível no órgão público e agora já está trabalhando como auxiliar administrativa no cemitério municipal da cidade. Situação parecida passou Eurípedes Natal. Ele buscou a Frente de Trabalho para tentar voltar ao batente. Não só conseguiu fazer o serviço de roçagem e pintura de escolas em Campo Limpo Paulista como, com o curso de informática e o apoio psicológico, voltou à empresa de eletrônicos da qual havia sido demitido há pouco mais de dois anos.

São histórias como a de Edneia e Eurípedes que a cidade de Campo Limpo Paulista tenta repetir através do programa Frente de Trabalho, iniciativa da prefeitura municipal que recruta pessoas já fora do mercado há algum tempo e as auxilia no processo de recolocação profissional – enquanto eles realizam serviços para o município como corte de mato, pintura de escolas, limpeza de vias e outros. Campo Limpo Paulista ficou entre as quatro melhores do sudeste brasileiro no Prêmio Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que trabalha com ideias criativas de inclusão produtiva. A ideia é que o projeto, que atualmente conta com 50 vagas, seja ampliado até o fim do ano. Susy Cruz, gerente de desenvolvimento da Unidade de Assistência Social de Campo Limpo Paulista, lembra que o projeto visa recolocar qualquer pessoa no mercado, mas enfatiza aqueles com menos oportunidades, com mais filhos ou que sejam egressos do sistema prisional. “A pessoa chega aqui sem opções, e percebemos que em pouco tempo já vislumbram outros objetivos”, afirma. Edneia e Eurípedes agora desejam se inscrever em outros cursos disponibilizados pelo CRAS da cidade – cabeleireiro e confeiteiro, respectivamente. “Meu sonho é cada vez saber mais, aprender mais e me recolocar de formas diferentes”, afirma Edneia.

O Programa
O Frente de Trabalho existe desde 2017 e qualquer pessoa desempregada moradora de Campo Limpo Paulista pode se inscrever. Para isso, é preciso ir até a avenida Alfred Krupp, 995, no Jardim América, com os documentos pessoais. Uma avaliação inicial é realizada e, dependendo do contexto social em que o cidadão se encontra, há chances maiores ou menores de aprovação. Quando uma pessoa consegue emprego em outra empresa, a vaga é preenchida. Cada assistido recebe salário mínimo, cesta básica e vale transporte, e trabalha com serviços de operação na Prefeitura de Campo Limpo. O programa também auxilia na abertura de microempresas e no encaminhamento de financiamento dentro do Banco do Povo.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/por-uma-nova-oportunidade-no-mercado-de-trabalho/
Desenvolvido por CIJUN