Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Prefeitura de Vinhedo adquire armas não letais

| 05/06/2014 | 14:32

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, acaba de adquirir cinco armas de choque não letais tipo Spark, fabricadas no Brasil. “Estamos sempre em busca de novas tecnologias nessa área”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.

A arma será utilizada em pessoas agressivas, com distúrbios psicológicos e também na imobilização de criminosos, informa o Comandante da Guarda Municipal, Osmir Cruz, que acaba de realizar o treinamento, no Rio de Janeiro, para ser o instrutor do manuseio uso da arma pelos guardas municipais da cidade.

O uso do armamento é regulado por legislação federal e no próximo mês de julho está previsto o início do treinamento dos 30 guardas municipais que serão capacitados para utilizar o equipamento.

Na prática, a arma dispara um dardo que penetra no corpo do agressor e aplica 50 mil volts imobilizando imediatamente a pessoa, sem risco à sua vida.

Para o Secretário de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, esse equipamento representa um avanço no campo da segurança pública: “Ajuda o guarda municipal a cumprir a lei, preserva a vida e reduz o uso de armas de fogo”, afirma.

O investimento da Prefeitura nessas armas foi da ordem de R$12 mil e já está prevista a aquisição de mais cinco armas desse tipo no ano que vem.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/prefeitura-de-vinhedo-adquire-armas-nao-letais/
Desenvolvido por CIJUN