Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Região aposta em práticas sustentáveis

| 05/06/2014 | 00:05

Pertencentes ao Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), os municípios de Jundiaí, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira e Cabreúva realizam ações sustentáveis que garantem o cuidado com seus espaços verdes e geram renda para as famílias que vivem das atividades.

Um dos destaques da Prefeitura de Jundiaí é a coleta de recicláveis e materiais da construção civil. Juntos, somaram mais de 190 mil toneladas no ano passado, e assim puderam ser descartados corretamente. Em Itupeva, importantes atividades de preservação são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

Os óleos domésticos, utilizados pelos munícipes, podem ser trocados por produtos de limpeza em pontos de troca, por meio do projeto Ecobarganha, que estimula o descarte correto da substância. Há ainda, na cidade, a Cooperativa de Recicladores de Itupeva (CRI), que reaproveita 80 toneladas de materiais recicláveis por mês.

A prefeitura também possui, em funcionamento, uma máquina que tritura restos vegetais para transformá-los em adubos. Em Campo Limpo Paulista, a Operação Cata-Treco recolhe, semanalmente, os materiais não orgânicos descartados no meio ambiente, como móveis domésticos. A recente construção da estação de tratamento de esgoto também promete colaborar com a preservação do rio Jundiaí.

Nesta semana, as cidades de Cabreúva, Louveira, Várzea e Jarinu realizam programações especiais para apresentar as ações sustentáveis desenvolvidas nos municípios. Atualmente, as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí adotam iniciativas cada vez mais sustentáveis e ecológicas, já que a Região concentra grande variedade de recursos naturais que precisam ser preservados.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/regiao-aposta-em-praticas-sustentaveis/
Desenvolvido por CIJUN