Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Saúde faz campanha de prevenção do tabagismo

| 29/05/2014 | 21:27

Para comemorar o Dia do Tabaco (31 de maio) a Secretaria Municipal de Saúde de Itupeva promove no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) a campanha de prevenção e controle do uso de tabaco. A campanha faz parte do Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo, idealizado e inserido pela pasta desde 2013.

Para o prefeito de Itupeva e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), Ricardo Bocalon (PT), a iniciativa vai de encontro à proposta do governo de priorizar as questões sociais. “Nosso governo tem por vocação o investimento em questões sociais. Investir e apostar nas pessoas é nossa prioridade. Nossa intenção é proporcionar bem-estar a todos, por isso, fomentar projetos como o Programa Municipal de Prevenção e Controle do Tabagismo no CAPS é importante, mais que isso, fundamental para nossa política de governo”, diz o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ricardo Vicente da Silva, a equipe responsável pelo projeto é capacitada com metodologia e instruções do Inca (Instituto Nacional do Câncer). “O trabalho é interno, ou seja, voltado para os pacientes fumantes. O trabalho é feito por profissionais altamente capacitados. Além disso, existe medicação para o tratamento do tabagismo que é aplicada e distribuída gratuitamente para a população”, afirma o secretário.

A campanha acontece neste mês, no Centro de Atenção Psicossocial e deve seguir por todo ano. “Além dos fumantes, vamos incluir também os assistidos com problemas com álcool, crack e cocaína, pois em muitos casos o uso do tabaco está associado ao uso de outras drogas”, comenta Iracilda, coordenadora do CAPS.

A campanha também se estende aos familiares dos pacientes. “No CAPS, ha cada vez mais pessoas interessadas no tratamento, com objetivo de controlar o uso de tabaco. Antes, fumar estava ligado a uma questão social, hoje a situação mudou e fumar passou a ser tratado como um problema de saúde pública”, completa a coordenadora.

 O Caps fica na rua Otávio Fabrício, 51, Jardim Ana Luiza. 


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/saude-faz-campanha-de-prevencao-do-tabagismo/
Desenvolvido por CIJUN