Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Tecnologia reduz focos de incêndios

| 05/06/2014 | 00:05

Após a implantação do sistema de monitoramento por uma câmera de longo alcance, a Guarda Municipal de Jundiaí (GM) reduziu 70% os índices de incêndios na área do patrimônio verde monitorada pela entidade. Quem aponta essa estatística é o comandante da corporação, José Roberto Ferraz, que aposta na utilização da tecnologia para facilitar o trabalho prático dos seus profissionais.

Hoje, a serra conta apenas com uma câmera de longo alcance – instalada no Mirante da reserva biológica -, mas até o fim do ano a tendência é que o uso da tecnologia seja ampliado. “Queremos implantar mais três câmeras, sendo uma na região do Ermida, outra no Santa Clara e a última no Posto Avançado da GM (PA1). Com a concretização, vamos formar um quadrilátero de monitoramento que irá alcançar os 92 km² de extensão da serra pertencentes a Jundiaí”, explica Ferraz.

Além do monitoramento, 32 homens da corporação se revezam no posto avançado da GM, localizado na área da reserva biológica. A cada dia, os guardas fazem rondas em áreas de entrada e saída da serra. Há também, uma vez ao mês, o sobrevoo para registros fotográficos.

Mantendo um convênio com uma empresa de prestação de serviços, as fotos obtidas por meio da aeronave apontam possíveis locais que podem sofrer com irregularidades ou avanços urbanos não autorizados. Enquanto o avião faz o procedimento por ar, as viaturas acompanham a trajetória por terra para, se necessário, fazer autuações.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/tecnologia-reduz-focos-de-incendios/
Desenvolvido por CIJUN