Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Trilhas atraem brasileiros e estrangeiros

| 05/06/2014 | 00:05

No início desta semana, um grupo de 23 professores e alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) conheceu a Reserva Biológica da Serra do Japi. Assim como a presença destes acadêmicos, é costume da entidade de proteção receber alunos, professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino do Brasil e do exterior.

Biólogo da reserva há 20 anos, Ronaldo Pereira explica que a diversidade dentro do sistema natural é objetivo de estudo e contemplação de muitas pessoas. “Nas trilhas que dispomos, o público encontra vegetação de mata atlântica, áreas de fundo de água e floresta de altitude. Além disso, a Serra do Japi tem fauna e flora bem atrativas.

Surpresa – Professor de ecologia da Unila, Alexandre Vogliotti ficou impressionado com a biodiversidade dos 20,7 km² da reserva. “É uma riqueza muito grande. Aqui em Jundiaí encontrei um ambiente com vasta quantidade de fontes de água natural”, revela. Também presente na visita, o professor Luiz Roberto Ribeiro Faria Júnior destacou a localização da reserva.

“Me surpreende saber que existe um paraíso natural como este tão próximo à região metropolitana de São Paulo.” Quem também integrou o grupo de professores foram os docentes Michel Varajão Garey, Fernando Zanella e Cleto Peres. Sob a responsabilidade deles, alunos brasileiros, paraguaios, uruguaios e argentinos tiveram a possibilidade de conhecer o cinturão verde de Jundiaí.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/trilhas-atraem-brasileiros-e-estrangeiros/
Desenvolvido por CIJUN