Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Várzea Paulista se prepara para receber programa

| 12/04/2014 | 08:59

Conhecida como a cidade das orquídeas, Várzea Paulista se prepara para receber o programa JJ nos Bairros. A partir da próxima terça-feira, 8, os leitores do Jornal de Jundiaí Regional vão descobrir as belezas e conhecer as mazelas da segunda maior cidade do Aglomerado Urbano de Jundiaí.

A primeira reportagem vai mostrar o Centro e ao longo das próximas semanas todas as regiões serão contempladas pelo programa, de Norte a Sul, de Leste a Oeste. A chegada do programa à cidade foi comemorada pelo prefeito Juvenal Rossi (PV).

“Às vezes temos dificuldades de ter acesso à população para entender o que ela precisa de verdade. Esse veículo, o JJ nos Bairros, vai nos dar subsídios para elencarmos as prioridades. Quando você tem uma imprensa séria e de credibilidade, como é o caso do Jornal de Jundiaí Regional, que mostra não só as demandas e reivindicações da população, mas também as possibilidades, o que já foi feito, ou o que está sendo realizado, ajuda a estreitar a relação entre a população e a administração municipal.”

O prefeito conta que acompanha o JJ nos Bairros desde a volta do programa, em abril de 2013, e que percorreu todas as regiões de Jundiaí ao longo do último ano. “Eu acompanho porque acho importante conhecer a realidade do município vizinho e conhecer a solução encontrada para problemas que muitas vezes podem ser comuns a nós ou interferir no nosso dia a dia.”

Aos 49 anos (de emancipação), Várzea Paulista conta, hoje, com pouco mais de 114 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e uma arrecadação prevista de R$ 190 milhões. “Todas as cidades têm seus problemas, mas Várzea Paulista tem a menor renda per capita da Região, uma densidade demográfica muito grande e, em pleno século 21, ainda enfrenta problemas sérios de infraestrutura urbana. Por tudo isso, a administração municipal tem um desafio muito grande pela frente”, desabafa Juvenal.

O prefeito lembra que o engajamento da população pode mudar o futuro do município. “O cidadão tem tanta importância e responsabilidade como o poder público. O prefeito sozinho não resolve tudo. É preciso ter ajuda da população para que haja mudança de verdade.”

Prioridades
Desde que assumiu o governo, em 2013, a administração de Juvenal Rossi definiu as prioridades para Várzea Paulista: infraestrutura e mobilidade urbana.  “Não adianta a gente fazer um programa de educação ambiental nas escolas se as crianças convivem com o esgoto que corre pelo córrego ou tentar atrair novos investimentos se você não oferece mobilidade para o transporte”, exemplifica.

No ano passado, com a inauguração de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), o índice de esgoto coletado e tratado subiu de 2% para 94,4%.  Agora, a prefeitura investe em recuperação da malha viária e obras na Estrada da Boiada e no viaduto da Ponte Seca. O objetivo é dar alternativas de tráfego para quem mora ou trabalha no município.

O prefeito acrescenta que o programa JJ nos Bairros vai dar visibilidade para que o município busque mais recursos para fazer outros investimentos. “As reportagens servem de documento para qualquer reivindicação que eu for fazer junto aos governos estadual e federal e pode ajudar muito o município”, destaca Juvenal.


Link original: https://www.jj.com.br/regiao/varzea-paulista-se-prepara-para-receber-programa/
Desenvolvido por CIJUN