Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Boa alimentação ajuda meio ambiente

| 02/06/2014 | 00:25

Uma vida saudável é o objetivo que boa parte da população busca. A notícia complementar é que a mesma alimentação que faz bem para a saúde, também colabora para reduzir o impacto ambiental.  

Entre as atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí está a palestra “Alimentação, Saúde e Meio Ambiente”, que será realizada hoje, das 9h às 12h, no auditório do Paço Municipal.

O evento faz um convite para que a população passe um dia sem consumir carne. “Todo tipo de alimentação causa impacto na natureza, mas na vida urbana atual isso é ainda mais verdade. Por sorte, o tipo de alimento com mais condições de promover saúde e longevidade é o mesmo que tende a causar menos impactos na natureza e nos animais”, afirma o biólogo Guilherme Carvalho, da Sociedade Vegetariana Brasileira.

A campanha da segunda-feira sem carne, explica Guilherme, visa mostrar que mudanças simples e fáceis nos hábitos permitem descobrir novos sabores e prazeres ao mesmo tempo em que se tem um impacto real e positivo no planeta. Um exemplo é que a maior parte das imensas plantações de soja do Brasil, maior produtor do mundo, é exportada para a produção de ração para animais.

O tema alimentação e meio ambiente é tema do documentário “Muito Além do Peso”, disponível para ser acessado no Youtube. No trabalho, a obesidade infantil é tratada como uma epidemia mundial.

A campanha para experimentar um dia da semana sem o consumo de carne também tem dicas de receitas em http://www.segundasemcarne.com.br.

Também participam da mesa redonda a nutricionista Rita de Cássia Stringari de Francesco, da Secretaria de Saúde, o agrônomo Sérgio Mesquita Pompermayer, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, e o pesquisador Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico de Campinas.


Link original: https://www.jj.com.br/saude/boa-alimentacao-ajuda-meio-ambiente/
Desenvolvido por CIJUN