Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

‘Guardião da Saúde’ garante melhorias para a população

Da redação | 01/08/2019 | 05:00

Entre os programas implantados em Jundiaí, para a melhoria da prestação do serviço em Saúde do município, está o ‘Guardião da Saúde’ – totem para a classificação do atendimento recebido e canal de comunicação da população com a gestão municipal.

Pelos quatro equipamentos já instalados na cidade, mais de 12 mil pessoas avaliaram os serviços e 5,7 mil registraram comentários, que servem como balizadores de ações para a solução de necessidades específicas de cada unidade, ou até, para a rede como um todo. Desse total, 70% das avaliações classificam como ‘Ótimo’ ou ‘Bom’ o atendimento prestado.

O ‘Guardião da Saúde’ já está instalado nas Novas UBSs Tulipas e Maringá, além da Clínica da Família e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Vetor Oeste. “Oferecer o melhor atendimento em saúde para a população de Jundiaí é meta para nossa administração. A opinião do usuário é fundamental para que possamos solucionar problemas de forma imediata e direcionar investimentos planejados para demandas complexas”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

As avaliações chegam diretamente aos painéis do gabinete do prefeito e do gestor de saúde. “Entre os quatro serviços, a média de avaliação em ótimo e bom é de 70%. Algumas unidades, como a Nova UBS Maringá, apontam picos de 85% de total satisfação com o atendimento. Esses percentuais, complementados pelas sugestões, norteiam o planejamento da unidade, em busca da excelência no atendimento da população”, argumenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Ainda de acordo com o gestor da UGPS, na identificação de qualquer problema, os responsáveis pelos equipamentos são acionados e as soluções encaminhadas. “Por exemplo, já tivemos apontamentos sobre a necessidade de colocação de cortinas nas Novas UBSs e a ampliação de horário de entrega de medicação no horário de almoço. As situações foram atendidas e resolvidas e a sugestão da entrega de medicações também ampliada para mais unidades”, comenta. O totem será implantado nos demais equipamentos de Atenção Básica que serão entregues nos próximos meses, como a Nova UBS Jardim do Lago e Jundiaí Mirim, que já estão em construção, a partir de contrapartidas, totalizando mais de R$ 3 milhões em investimento.

Livros
Na Nova UBS Maringá, entre as sugestões feitas pelos usuários pelo canal do ‘Guardião da Saúde’ está a ampliação de oferta de livros infantis na Geladeira Literária – projeto da Unidade de Gestão de Cultura -, disposta na entrada do equipamento de saúde. Os irmãos Arthur, Cauã e Alice, da família Silva, moradores próximos da Nova UBS Maringá, se divertem com os livros disponíveis para a população. “É muito bacana ter os livros aqui. É perto de casa e podemos pegar, ler e devolver”, comenta o irmão mais velho, Arthur, de 11 anos.

Cauã Silva, 6 anos, também gostou da possibilidade de ler historinhas para ele e para a irmã caçula. “São contos diferentes dos que conhecemos e não passam na televisão”, comenta.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/saude/guardiao-da-saude-garante-melhorias-para-a-populacao/
Desenvolvido por CIJUN