Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí é notificada de cinco novos casos suspeitos de coronavírus

Da Redação | 10/03/2020 | 18:54

Nesta terça-feira (10), Jundiaí foi notificada de mais cinco casos suspeitos da doença com registro de viagens a países com confirmação de circulação do covid-19, segundo nota publicada pela Unidade da Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) da Prefeitura de Jundiaí. No total, a cidade conta com 17 notificações, sendo um descartado (criança suspeita em 28 de fevereiro), e 16 aguardam resultado. Até o presente momento, Jundiaí não registra casos confirmados para a doença.

Os 16 casos sem resultado, segundo a Prefeitura, as pessoas buscaram por atendimento em saúde pública ou privada, tiveram amostras coletadas e encaminhadas para análise pelo Instituto Adolpho Lutz. Todos seguem em isolamento domiciliar, conforme as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Prevenção

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.

Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/saude/jundiai-e-notificada-de-cinco-novos-casos-suspeitos-de-coronavirus/
Desenvolvido por CIJUN