Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Uma pessoa de Jundiaí estava no voo do paciente com coronavírus

Da Redação | 26/02/2020 | 22:04

Uma pessoa de Jundiaí está entre os nove passageiros monitorados pelas autoridades de saúde brasileiras por ter viajado em assento próximo ao homem de 61 anos – morador de São Paulo que foi confirmado como o primeiro caso de coronavírus no Brasil.

O paciente fica isolado até o fim dos sintomas. Já os contatantes são acompanhados por 14 dias, que é o prazo para a doença se manifestar, explicou a equipe de saúde.

Além do empresário, estão sendo acompanhadas todas as pessoas com quem ele teve contato desde que chegou ao Brasil. São 30 familiares; quatro passageiros que sentaram próximo a ele no avião e desembarcaram na capital paulista; além de um passageiro que foi para Campinas e outro que foi para Jundiaí, cidades do interior do estado, e três pessoas que seguiram pra Porto Alegre. A Vigilância Sanitária ainda tenta localizar outros oito passageiros estrangeiros que estavam sentados próximos ao empresário.

O governo de São Paulo anunciou também a criação de um centro de contingência para coordenar as ações contra a propagação do coronavírus no estado. O grupo já definiu os sete hospitais públicos na capital, litoral e no interior do estado que serão referência para o tratamento de possíveis pacientes com o covid-19.

O centro vai ser coordenado pelo infectologista David Uip, que tentou acalmar as pessoas em relação à chegada da epidemia no Brasil. Ele explicou quais devem ser os procedimentos para quem apresentar sintomas de gripe nos próximos dias.

Em Jundiaí

A enfermeira Maria do Carmo Possidente, da Vigilância Epidemiológica, informa que Jundiaí, até 17h de quarta-feira (26),  não registra caso suspeito da doença. A Prefeitura de Jundiaí tem se preparado contra o Novo Coronavírus (covid-19) desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o Plano de Ação específico para o enfrentamento à doença, os profissionais de Saúde estão orientados com relação aos cuidados para o correto e rápido atendimento aos possíveis casos do novo vírus que, porventura, possam chegar ao município.

 


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/saude/pessoas-de-jundiai-estava-no-voo-do-paciente-com-coronavirus/
Desenvolvido por CIJUN