Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A silhueta montanhosa de Penedo, no Rio

| 22/06/2014 | 00:00

Os destinos mais procurados pelo visitante no Rio de Janeiro são a praia de Copacabana e o Cristo Redentor, mas o Estado carioca tem outros atrativos para turistas que preferem um caminho mais próximo ao campo, principalmente na região serrana, que esconde maravilhas naturais pelas cidades de Itatiaia, Resende e Penedo.

O pequeno e aconchegante distrito de Penedo fica a mais de 270 km de São Paulo, na divisa dos Estados paulista e carioca, e pertence ao município de Itatiaia. Penedo é a principal colônia de finlandeses no Brasil, fora da região Sul, abriga pouco mais de 5 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e recebe visitantes atrás de sossego, belas paisagens pelas trilhas e cachoeiras.

Os mais aventureiros podem ir até o Parque Nacional de Itatiaia para uma caminhada por meio de montanhas e picos que chegam até 2.791 metros de altitude. O ponto mais alto do parque é o Pico das Agulhas Negras, onde o visitante precisa de um bom preparo físico para realizar escaladas com corda na rocha. Não por acaso, o nome Itatiaia é de origem tupi e significa penhasco cheio de pontas.


Link original: https://www.jj.com.br/turismo/a-silhueta-montanhosa-de-penedo-no-rio/
Desenvolvido por CIJUN