Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Nova Petrópolis é o jardim da Serra Gaúcha

| 11/06/2014 | 00:09

Conhecida também como Jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é um município com 19 mil habitantes, que mantêm viva a essência da sua cultura germânica por meio dos costumes, da farta gastronomia, da arquitetura germânica, além do seu legado cultural. Localizada no “coração” da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis é a porta de entrada da também conhecida Região das Hortênsias e que trabalha uma gama de fortes eventos ao longo de todo ano.

Em junho, cultura, turismo e gastronomia farão parte de um novo evento que a cidade, Capital Nacional do Cooperativismo, irá realizar de 19 a 29 de junho, dentro do Parque Aldeia do Imigrante: Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis.

O objetivo do festival é resgatar a cultura dos imigrantes alemães, através da culinária, canto coral, apresentações de bandinhas típicas alemãs e grupos de danças que farão parte da intensa programação que está sendo preparada. O evento contará ainda com a exposição de produtos coloniais, agroecológicos e agroindustriais, ponto forte da economia local.

Além do tradicional comércio já existente no Parque Aldeia do Imigrante: artesanato, malha, couro, fotos à moda antiga e souvenirs da cidade Jardim da Serra Gaúcha. A decoração irá surpreender quem chega ao evento, pois retratará a realidade de quem mora na colônia, com ornamentos muito originais, coloridos e rústicos.

O Parque possui cerca de 10 hectares de mata nativa e no coração dele está a Aldeia Histórica. Junto a esta Aldeia será realizado o projeto Aldeia Viva, que irá encantar turistas e comunidade através dos contos e da história dos prédios reconstruídos em técnica “enxaimel” e que foram removidos de diversas localidades do interior.

Estas diversas histórias serão contadas por personagens que prometem fazer o visitante voltar ao passado com muita história, conversa e alegria.  Vale a pena também fazer uma reserva nos hotéis e pousadas da cidade durante o evento, para curtir a cultura viva que será resgatada. A cidade possui 1.470 leitos de qualidade estabelecidos em 28 empreendimentos hoteleiros.

O clima de montanha, as cores, os aromas e sabores predominam na cidade com características germânicas! Mais informações pelo site

 


Link original: https://www.jj.com.br/turismo/nova-petropolis-e-o-jardim-da-serra-gaucha/
Desenvolvido por CIJUN