Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Parque do Caparaó é ícone do montanhismo

| 03/06/2014 | 19:19

Criado em 1961 pelo decreto federal nº 50.646, o Parque Nacional do Caparaó completa 53 anos. Região de belas montanhas, o parque está localizado na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo e convida o visitante a respirar ar puro, se deliciar com banhos de cachoeiras e piscinas naturais e observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó, com direito a presenciar espetáculos únicos do alvorecer ao pôr do sol. Além disso, é um dos ícones do montanhismo no Brasil, abrigando cinco dos dez picos mais altos de todo território nacional, com destaque para o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país.

O parque abrange quatro municípios mineiros (Alto Caparaó, Caparaó, Alto Jequitibá e Espera Feliz) e cinco capixabas (Dores do Rio Preto, Divino São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi).  Estende-se por uma área de 31.800 hectares, com uma das mais representativas reservas de Mata Atlântica do país. 

Recebe em média 30.000 visitantes por ano e dispõe ainda de outros atrativos, entre trilhas, vales e pontos de observação de aves. Conta com ampla estrutura de apoio à visitação composta por centro de visitantes, sistema de trilhas, áreas de acampamento e lazer estruturadas com banheiros públicos, lava pratos e pias, churrasqueiras, lixeiras e postos de guarda.

Além do uso público da visitação, o Parque Nacional do Caparaó se destaca pelo apoio ao desenvolvimento de pesquisas científicas, figurando como uma das Unidades de Conservação com maior número de pesquisas autorizadas no país.

Para o gestor da Unidade de Conservação, Anderson Nascimento, o parque completa 53 anos repleto de novos desafios. “A Unidade está finalizando a revisão de seu Plano de Manejo, com o qual a instituição pretende alcançar novos patamares de estruturação e gestão, ampliando a oferta de novos atrativos e serviços, potencializando a integração do parque com a comunidade do entorno e com os processos de desenvolvimento na região do Caparaó”, afirma Nascimento.

 O horário de visitação do parque é das 7h às 18h, diariamente. Os ingressos variam entre R$ 12,50 e R$ 25. Mais informações em www.icmbio.gov.br/parnacaparao/guia-do-visitante.html. 


Link original: https://www.jj.com.br/turismo/parque-do-caparao-e-icone-do-montanhismo/
Desenvolvido por CIJUN