Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Viagem de metrô de norte a sul da Índia

| 27/10/2014 | 07:00

O jundiaiense Matheus Pinheiro passou três meses trabalhando como voluntário na Índia, e conta como é a vida pelo país. Confira a última parte da história:

Metrô – As grandes capitais já possuem serviços de metro que funcionam muito bem. Contudo, existem suas diferenças. Em Nova Délhi, capital da Índia, antes de embarcar você precisa passar por uma checagem de seus pertences em raio-X e por guardas armados com metralhadoras. O metrô desta cidade surpreende, pois tem até tomadas dentro de cada compartimento que levam passageiros.

Em Kolkata, capital do país quando era colônia da Inglaterra, o metrô é o mais antigo da Índia. Os compartimentos são separados em lado feminino e lado masculino, sendo que o lado feminino sempre sobra espaço. Entretanto, se você estiver no lado masculino e achar um canto, lute por ele, pois será uma batalha para permanecer.

  • Dica 1: na hora de entrar no metrô faça a maior força possível para entrar, senão você ficará para trás;
  • Dica 2: se for homem, dê uma de desentendido e fique esperando chegar na sua estação no lado das mulheres.

Holi – O Festival das Cores, como é mais conhecido o Holi, é uma data para comemorar a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. É uma celebração Hindu muito divertida que envolve jogar pó colorido, feito com flores e algumas frutas, nas pessoas. Escolha suas cores e se prepare para ficar colorido!

Esporte nacional – Futebol? Basquete? Vôlei? Na Índia, o esporte que faz o país parar, grudar na frente da televisão e ir aos estádios é o cricket. Outro costume trazido pelos ingleses no período da colonização, o esporte é o queridinho dos indianos. Se você acha que Brasil x Argentina no futebol é uma disputa intensa, é porque ainda não viu Índia x Paquistão jogando cricket!

Cabeleireiro em qualquer esquina – Se você deseja cortar o cabelo ou fazer a barba para mudar o visual, é só avistar os talentosos cabeleireiros das ruas. Eles estão por qualquer esquina, literalmente, e possuem uma técnica apurada para te deixar igual um astro de Hollywood.

Quer tomar um banho? – As ruas de Kolkata são repletas de equipamentos que bombeiam água e, sempre que você andar por elas, irá se deparar com pessoas tomando banho e lavando roupas, ao ar livre. Se for tentar tomar banho, como eu fiz no meu último dia de intercâmbio, fique ciente que você ficará mais sujo do que antes de ter jogado água em si mesmo.


Link original: https://www.jj.com.br/turismo/viagem-de-metro-de-norte-a-sul-da-india/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN