Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vinci e Errazuriz

| 14/08/2014 | 00:00

Nesta semana tive o privilégio e a honra em participar de um Seminário, seguido de uma degustação sobre o potencial do Vale do Aconcágua – Chile, conduzido pelo respeitado Francisco Baettig, enólogo de uma das mais renomadas vinícolas do Chile, a Errazuriz.

Os Vinhos da Errazuriz são trazidos para o Brasil pela importadora VINCI, uma das melhores e mais premiadas importadoras de vinhos do país, cujo catálogo estampa uma seleção de vinhos e produtores do mundo inteiro, tais como Noemía, Ortega Fournier, Errazuriz, Kaiken, Luca – Laura Catena, Viña Tondonia, La Spinetta, Fonseca Port, Piccini, Ernie Els, Rust en Vrede, Castellare di Castellina e tantos outros exclusivos da Vinci.

Enfim, são mais de 1500 rótulos de 15 países diferentes, e mais de 200 produtores exclusivos do mais alto nível, entre as maiores estrelas de suas regiões, todos especialmente selecionados pelo proprietário, visionário e grande conhecedor de vinhos, Ciro Lilla.

O legal é que neste evento encontravam-se apenas 16 críticos do meio, entre eles alguns ídolos, como Renato Frascíno (Embaixador dos vinhos chilenos no Brasil), Jessica Marinzeck (apresentadora do Canal do Vinho), Sérgio Inglêz de Souza (um dos sócios fundadores da SBAV), Álvaro Galvão (Divino Guia), Cesar Adames (Revista Adega e Robb Report), Jeriel (Blog do Jeriel), entre outros, e eu, todo orgulhoso, representando o Jornal de Jundiaí e Rádio Difusora. Muito bom!

Bem, vamos falar do produtor em questão. A Viña ERRAZURIZ é uma das mais tradicionais do Chile, tendo sido fundada por Don Maximiano em 1870 que investiu no até então desconhecido Vale do Aconcagua, onde formulou a célere frase: “do melhor terroir, o melhor vinho”. Seus vinhos são admirados e cobiçados por todo o mundo e oferecem uma grande linha entre brancos e tintos, com uma baita qualidade.

Do Vale do ACONCÁGUA – a 7 mil metros de altura, o Monte Aconcágua, é a montanha mais alta nas Américas e se destaca no vale, vez que seu pico coberto de neve impõe a exuberância e presenteia o vale abaixo com a água essencial – as uvas tintas têm alta produção no interior do vale, mas novas plantações na costa estão provando que o Aconcágua também tem potencial para as uvas brancas. As brisas úmidas do Oceano Pacífico, o inverno frio e o verão seco contribuem para vinhos concentrados e potentes, mas com grande equilíbrio e elegância.

Quanto aos vinhos, tivemos a oportunidade de avaliar brancos e tintos das linhas MAX, Costa, The Blend e Ícones. Vale o destaque de alguns, como:
ERRAZURIZ MAX RESERVA SAUVIGNON BLANC: elaborado sem contato com barricas de carvalho, o Max Reserva Sauvignon Blanc é incrivelmente aromático e exuberante, com saborosas notas de frutas cítricas. O vinho passa 3 meses em contato com as borras para ganhar complexidade e profundidade.

THE BLEND: Chamado de “fabuloso” pela revista Decanter, este impressionante corte de Carmenère, Syrah, Petit Verdot, Mourvedre e Cabernet Franc, é complexo e profundo, tendo merecido a excelente nota 93 do Guia Descorchados na safra de 2008 e ganhou o título de melhor tinto do Chile!! Um vinho único e cheio de personalidade, com uma bela concentração e ótima elegância. Esse vinho chegou a roubar a cena do ambiente. Excelente!! Um baita vinho!!

DON MAXIMIANO: Um dos grandes ícones do Chile, o aristocrático Don Maximiano Founder‘s Reserve é, segundo o conceituado Guía del Vino, “sem dúvida um dos melhores Cabernet Sauvignon do Chile disponíveis no mercado”, tendo mostrado que está ao mesmo nível dos maiores vinhos do mundo nas famosas “Catas de Berlin”. Com seu estilo elegante, de inspiração europeia, foi apontado por Jancis Robinson como “extremamente equilibrado, uma resposta bastante completa e sofisticada aos vinhos de Bordeaux”. Esse foi para fechar o evento com chave de ouro. Simplesmente fantástico!!

Bom, foi isso! Um evento excepcional, com vinhos fantásticos, apresentação de primeiríssima qualidade. Obrigado Errazuriz, Francisco Baettig e Importadora Vinci, por fazerem através do vinho, um mundo melhor!! Viva!!


Link original: https://www.jj.com.br/turismo/vinci-e-errazuriz/
Desenvolvido por CIJUN