Últimas

Doria anuncia vacinação de adultos de SP com 1ª dose até dia 16 de agosto

Horário de funcionamento também foi alterado e, a partir de 1 de agosto, vai até meia noite


Divulgação
Doria anuncia vacinação de adultos de SP com 1ª dose até dia 16 de agosto
Crédito: Divulgação

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (28) que a vacinação de adultos no estado de São Paulo com a primeira dose da vacina contra o coronavírus será finalizada até dia 16 de agosto.

Doria voltou antecipar o calendário de vacinação em São Paulo. Antes, a imunização dos maiores de 18 anos com a primeira dose, estava prevista para acabar no dia 20 de agosto.

"O dia da esperança, que era o dia 20, agora estamos antecipando para o dia 16 de agosto a imunização de todos os adultos com mais de 18 anos no nosso estado", disse Doria, falando em "senso de urgência".

Os adolescentes de até 17 anos começarão pelo público com comorbidades. Antes, a vacinação estava prevista para o dia 23 de agosto e, agora, está prevista para dia 18.

O governador disse que a antecipação foi possível porque o estado comprou 4 milhões de doses da CoronaVac, que já chegaram e foram distribuídas.

O estado de São Paulo já vacinou 75% de sua população adulta. Já foram aplicadas 34,9 milhões de doses dos imunizantes.

Do total, 25,3 milhões correspondem a primeira dose das vacinas CoronaVac, Pfizer e Oxford/AstraZeneca, 8,3 milhões à segunda dose destes imunizantes e 1 milhão à Janssen, que exige apenas uma dose.

A vacina mais aplicada no estado é a de Oxford/AstraZeneca (15,4 milhões), seguida da CoronaVac (14,3 milhões), da Pfizer (3,8 milhões) e da Janssen (um milhão).

Doria também anunciou que o aumento do horário de funcionamento a partir de 1 de agosto será estendido até a meia noite. A capacidade de ocupação passará dos atuais 60% para 80%. As medidas valerão 16 de agosto.

A partir do início do próximo mês, também não haverá mais toque de restrição na madrugada. A partir de 17 de agosto, com adultos vacinados, Doria anunciou que não haverá mais limites de ocupação ou de horário.

O governador disse que a vida está voltando ao normal, mas pediu para a população continuar se prevenindo ao usar máscaras e álcool em gel.

FRIO

O governo também anunciou o início de um programa chamado Noites Solidárias, voltado à população em situação de rua.

A ação vai oferecer abrigo para essa população, principalmente na capital paulista. Segundo Doria, haverá acolhimento das 20h às 8h, com garantia de agasalho e alimentação.

O governador disse que houve a criação de 3 mil vagas na capital, além do recebimento de 83 mil cobertores térmicos doados pela iniciativa privada. "Não são cobertores baratos nem usados", disse Doria.

Além disso, segundo o governador, setores do comércio doaram 23 mil agasalhos.


Notícias relevantes: