Últimas

Hoje é Dia: 115 anos de Oscarito e Dia do Ciclista marcam a semana


Hoje é Dia: 115 anos de Oscarito e Dia do Ciclista marcam a semana
Crédito: Reprodução/Internet

O Hoje é Dia da semana, entre os dias 15 e 21 de agosto de 2021, é recheada de aniversários de figuras marcantes da cultura brasileira. Só no dia 17, celebra-se o nascimento de dois importantes músicos do país: Elba Ramalho e Ed Motta.

A cantora paraibana Elba Ramalho, que completa 70 anos nesta semana, já foi destaque em diversos especiais da TV Brasil. Um deles foi o show que marcou a festa de São João de Caruaru, um dos mais tradicionais do país, em 2018. Assista:

No mesmo dia, o fluminense Ed Motta completa 50 anos. Ele também já foi destaque em diversos veículos da EBC. Em 2011, o programa Estúdio Móvel entrevistou o músico. O especial, dividido em duas partes, pode ser visto aqui e aqui. Em 2019, o programa Armazém Cultural, da Rádio MEC, fez uma série de dois programas em homenagem ao músico. No primeiro, detalhes sobre o início da carreira de Ed Motta na banda Conexão Japeri e as influências da soul music, do jazz e do funk em sua música. Ouça abaixo:

No segundo capítulo, o saxofonista e produtor musical Beto Saroldi, que apresenta o quadro Soul Brasil, destacou disco de Ed Motta, gravado nos Estados Unidos, em 1994 e, que nunca foi lançado no Brasil. Acompanhe:

O dia 16 é marcado pelos 115 anos de nascimento do ator hispano-brasileiro Oscar Lorenzo Jacinto de la Inmaculada Concepción Teresa Díaz, mais conhecido pelo público como Oscarito. Em 2010, o programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil fez um especial sobre a biografia dele. Confira:

Quem também faz “aniversário” na semana, no dia 19, é o Sistema Brasileiro de Televisão - o SBT. A emissora de televisão fundada por Silvio Santos entrou no ar no dia 19 de agosto de 1981 com um discurso do seu proprietário.

Homenagens e celebrações

A semana também registra datas de homenagens e celebrações. O destaque fica para o dia 19. Neste dia, são celebrados o Dia Nacional do Historiador (homenagem a Joaquim Nabuco), Dia Nacional do Ciclista (homenagem ao ciclista Pedro Davidson, morto nesta data em 2006) e Dia Mundial da Fotografia (para marcar a data de anúncio do daguerreótipo).

Sobre a fotografia, a TV Brasil veiculou a série Caçadores da Alma, que aborda da arte da fotografia, reconhecendo seus principais personagens: os fotógrafos e suas obras. Com direção de Silvio Tendler, os episódios podem ser assistidos no site da TV Brasil. Confira o primeiro episódio abaixo:

Na semana, ainda, é celebrado o Dia do Patrimônio Histórico Nacional (dia 17) e, no dia 21 se inicia a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A semana de conscientização, que vai até 28 de agosto, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos.

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:

Morte do compositor, poeta, escritor e jornalista fluminense Orestes Barbosa (55 anos)

Dia da Padroeira da cidade-satélite de Ceilândia - Nossa Senhora da Glória, data criada por meio do Projeto de Lei nº744//2019, de 15 de agosto de 2019

Morte do pintor paulista Mario Zanini (50 anos)

Nascimento do ator hispano-brasileiro Oscar Lorenzo Jacinto de la Inmaculada Concepción Teresa Díaz, o Oscarito (115 anos)

Morte do advogado, empresário, atleta olímpico e dirigente esportivo fluminense Jean-Marie Faustin Goedefroid Havelange, o João Havelange (cinco anos) - como atleta, participou das Olimpíadas de 1936, nas provas dos 400m e 1500m livre da natação. Também esteve na edição de 1952, com o time de polo aquático. Foi presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de 1974 até 1998, tendo organizando seis Copas do Mundo nesse período. Foi o segundo presidente com maior tempo no cargo, depois de Jules Rimet, que presidiu a entidade durante 33 anos, de 1921 a 1954

Nascimento da cantora paraibana Elba Ramalho (70 anos)

Nascimento do cantor e compositor fluminense Eduardo Motta, o Ed Motta (50 anos)

Dia do Patrimônio Histórico Nacional - data em homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Morte do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (85 anos)

Morte do ator alagoano Jofre Soares (25 anos)

Nascimento do pianista paulista Pedro Mattar (85 anos)

Entra em operação o Sistema Brasileiro de Televisão - SBT, com a transmissão do discurso de seu proprietário, o apresentador e empresário Silvio Santos (40 anos)

Dia Mundial da Fotografia - comemorado para marcar a data de 19 de agosto de 1849, em que o daguerreótipo, um invento do pesquisador francês Louis Jacques Mandé Daguerre, foi anunciado ao mundo, em evento na Academia de Ciências da França em Paris

Dia Nacional do Historiador - comemorado por brasileiros, conforme Lei nº 12.130, de 17 de dezembro de 2009, para marcar a data do nascimento do diplomata, político, jornalista, historiador e literato brasileiro Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, que veio ao mundo em 19 de agosto de 1849, e que, mesmo tendo sido educado por uma família escravocrata, optou pela luta em favor dos escravos do Brasil

Dia Nacional do Ciclista - comemorado extraoficialmente no Brasil, para marcar a data da morte do ambientalista, biólogo e ciclista brasileiro Pedro Davison, que se deu em 19 de agosto de 2006, depois de ele haver sido atropelado por um motorista alcoolizado, enquanto pedalava em pleno Eixo Rodoviário da cidade brasileira de Brasília

Dia Mundial Humanitário - comemoração instituída pela 63ª Assembleia Geral da ONU, na Resolução A-63-L.49, de 11 de dezembro de 2008, em tributo aos cerca de 100 prestadores humanitários de serviços que foram vitimados mortalmente em serviço, por ano, na primeira década do século 21, e para marcar a data do atentado de 19 de agosto de 2003 contra a sede da ONU em Bagdá, no Iraque

Nascimento da escritora, aforista e poetisa gaúcha Martha Medeiros (60 anos)

Nascimento do ator mineiro Milrtn Ribeiro (100 anos) - ator conhecido por filmes de cangaço do cinema brasileiro, como O Cangaceiro, Lampião, o Rei do Cangaço, O Diabo de Vila Velha, Corisco, o Diabo Loiro e Meu Nome é Lampião

Nascimento do atleta, velocista, multicampeão olímpico e mundial jamaicano Usain Bolt (35 anos)

Sequestro da filha do apresentador Silvio Santos, Patrícia Abravanel (20 anos)

Início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla - comemorada desde 1964, tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos


Notícias relevantes: