Últimas

Furacão Ida atinge a costa da Louisiana, nos Estados Unidos

Ventos de cerca de 241 quilômetros por hora estão perto da cidade de Port Fourchon


Divulgação
Furacão Ida atinge a costa da Louisiana, nos Estados Unidos
Crédito: Divulgação

Neste domingo (29), o furacão Ida atingiu a costa dos Estados Unidos com uma tempestade extremamente perigosa de categoria 4. Os ventos de aproximadamente 241 quilômetros por hora estão perto da cidade de Port Fourchon, no estado da Louisiana.

A previsão é que o furacão se volte para o nordeste na manhã de segunda-feira (30).

O Ida chega ao sul da costa norte-americana exatamente 16 anos depois da chegada do furacão Katrina, que devastou a região.

Falta de energia

A Companhia de Energia de Louisiana alertou que pode haver queda de energia devido à força das tempestades. A empresa alertou que, embora 90% dos clientes provavelmente terão sua energia restaurada em tempo hábil, inundações e danos causados por tempestades podem impedir que as equipes acessem certas áreas.

A empresa informou que espera mobilizar cerca de 16 mil funcionários para reparos assim que a tempestade passar.

Mais de 100 mil pessoas já enfrentam falta de energia no estado, de acordo com o site Power Outage, dos Estados Unidos. De acordo com monitoramento, 104.892 clientes estão sem energia devido ao furacão Ida, um aumento de mais de 24 mil em apenas 50 minutos.

Furacão Ida é a tempestade mais forte que já atingiu a Louisiana

Ao atingir a costa como um furacão de categoria 4, de cerca de 240 km/h, o Ida é a tempestade mais forte que já atingiu a costa da Louisiana.

O furacão Ida pode ser comparado com o Laura (2020) e o furacão Last Island (1856), como um dos mais fortes a atingir a região. Louisiana se torna o primeiro estado norte-americano a registrar furacões com ventos de 240 km/h em anos consecutivos. Um furacão de categoria 4 tem mais de 250 vezes o potencial de danos que uma tempestade de categoria 1 (120 km/h), de acordo com análises da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

Os ventos mais fortes se estendem por 80 quilômetros do centro, já as tempestades tropicais se estendem por 240 quilômetros. A previsão é que o centro do furacão passe a cerca de 48 quilômetros a oeste de Nova Orleans.


Notícias relevantes: