Últimas

Capital paulista registra a tarde mais quente do inverno neste ano


Divulgação
São Paulo registra a tarde mais quente do inverno neste ano
Crédito: Divulgação

O paulistano encarou nesta quarta-feira (28) a tarde mais quente do inverno na cidade de São Paulo neste ano. Por volta das 15h, os termômetros apontavam média de 33,7°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo. Anteriormente, a tarde mais quente havia sido no dia 24 de agosto, quando foi registrada média de 31,9°C.

A expectativa que os termômetros batessem o recorde do ano, contudo, não foi superada. O dia mais quente de 2021 foi em 30 de janeiro. Na ocasião, a média máxima na cidade de São Paulo a 34,1ºC.

Mas, apesar de a média não ter sido atingida, alguns pontos da cidade registraram intenso calor. Em Itaquera, na zona leste, por exemplo, o termômetro chegou a casa dos 35°C.

Segundo a meteorologista Helena Turon Balbino, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a partir desta quinta-feira (9) o tempo sofrerá alterações. "Essa mudança será causada pela aproximação e passagem de uma frente fria pela região", explica.

Uma frente fria que se desloca entre os litorais do Paraná e de São Paulo, associadas à propagação de áreas de instabilidade, vai provocar chuva, que deve vir em forma de pancadas isoladas de curta duração entre a parte da tarde e o início da noite. Os termômetros oscilam e a mínima será de 18°C e a máxima de 29°C.

Na sexta-feira (10), a máxima cai ainda mais. A presença do sistema frontal ao largo do litoral paulista mantém o tempo fechado e instável. Com isso, existe potencial para chuvas intermitentes de intensidade fraca a moderada. A umidade do ar melhora e deve ficar acima de 60%. O dia poderá ter mínima de 18°C e a máxima de 23°C.


Notícias relevantes: