Últimas

Pelo nono mês consecutivo, Jundiaí apresenta saldo positivo em postos de trabalho


Divulgação
Pelo nono mês consecutivo, Jundiaí apresenta saldo positivo em postos de trabalho
Crédito: Divulgação

Jundiaí abriu 971 vagas de trabalho em setembro, no nono mês consecutivo de saldo positivo, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta terça-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Esse resultado decorreu de 7.931 admissões e de 6.960 desligamentos.

No acumulado do ano de 2021 (janeiro até setembro), foi registrado saldo de 9.608 empregos – 68.339 admissões e 58.731 desligamentos. No ano passado, no mesmo período, o saldo era negativo em 4.294 empregos com carteira assinada. Tivemos em 2020 (no mesmo período), 46.528 admissões e 50.822 desligamentos no período.

Os dados do Caged divulgados nesta terça-feira apontam saldo positivo no nível de emprego nos cinco grupos de atividade econômica. Em Serviços, foram 545 de saldo (4.396 admitidos, 3.851 desligamentos), no Comércio, saldo de 84, com 1.833 admitidos e 1.749 desligamentos. Na Indústria, o saldo foi de 285, com 1.239 admitidos e 954 desligamentos. Na Construção, o saldo foi de 56, com 462 admitidos, contra 406 desligamentos. A Agropecuária, teve saldo de um positivo.

“Além da oferta de um ecossistema inovador de estímulo aos investimentos, trabalhamos dialogando constantemente com os setores e conectando as pessoas ao mercado de trabalho, por meio de ferramentas como o portal Jundiaí Empreendedora e a oferta de capacitações. Cidade boa é cidade que tem emprego. Os números divulgados pelo Caged são reflexos dessas ações”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo Cristiano Lopes, gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o resultado positivo reflete os esforços da administração para criar um ambiente favorável aos negócios em Jundiaí, com a chegada de novas empresas à cidade. Para ele, o portal Jundiaí Empreendedora – nesta terça-feira mais de 1.800 vagas de empregos estão disponíveis – tem tido uma média excelente de vagas de emprego e vem se destacando desde que foi criada em maio.

“O trabalho feito é focado em criar um ambiente de negócios propício para gerar emprego e renda às pessoas da nossa cidade. O portal Jundiaí Empreendedora tem se mostrado uma ferramenta importante nesta construção. O diálogo com os empresários e comerciantes para criar um vínculo para geração de emprego é permanente. O portal vem cumprindo seu papel de conectar as pessoas através do mundo digital”, explica o gestor.

Jundiaí é uma das principais economias do país, reconhecida por sua localização estratégica e por uma infraestrutura de excelente qualidade, além de gozar de indicadores sociais e econômicos que a colocam entre as melhores cidades para viver do Brasil. Essa condição privilegiada, embora impactada pela pandemia, precisa ser sustentada com ações da administração municipal, segundo o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antônio Parimoschi.

“Nosso governo tem como objetivos permanentes a desburocratização, simplificação e inovação, como forma de promover o conceito de Cidade Inteligente e fomentar a economia local, gerando emprego e renda para a população. Apoiar a geração de empregos neste momento é nossa obsessão, aqui no governo municipal. Os números divulgados pelo Caged só refletem isso”.


Notícias relevantes: