Últimas

Programa auxilia o produtor rural a fazer o correto descarte de defensivos agrícolas


Divulgação
Embalagens vazias de defensivos agrícolas serão recolhidas pelo programa Campo Limpo
Crédito: Divulgação

Fazer o descarte correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas, com segurança às pessoas e com preservação ao meio ambiente é o objetivo do programa Campo Limpo, que será realizado pela Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), na quinta-feira, 25 de novembro, das 9 às 15 horas. A ação será na Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias, na rodovia Ver. Geraldo Dias, 7.913, no Jardim Corrupira.

Os agricultores devem se responsabilizar a levar as embalagens vazias. “Os produtores rurais devem fazer a tríplice lavagem e entregar as embalagens em condições de serem encaminhadas para o posto de reciclagem. Em caso de dúvidas, eles podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872, ou pelo e-mail [email protected]”, explica a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

Para fazer a coleta itinerante das embalagens, o Departamento de Agronegócio disponibiliza profissionais credenciados e treinados para receber o material. “O programa auxilia o produtor rural a fazer o correto descarte. Com isso, além de reduzir os riscos para as pessoas e a contaminação do meio ambiente, o agricultor ainda fica dentro das legislações vigentes. A ação é realizada em parceria com Associação Agrícola de Jundiaí”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Após a coleta, o material é encaminhado para o processo de reciclagem, que resulta em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas, entre outros.

Confira os passos para a tríplice lavagem:

-Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador.

-Adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume.

-Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos.

-Despejar a água de lavagem no tanque pulverizador.

-Realizar Limpeza na embalagem três vezes.

-Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.

A pessoa responsável pela lavagem deve utilizar os equipamentos de segurança individual (EPI) tais como luvas, avental, máscara e óculos de proteção.


Notícias relevantes: