Últimas

Governo de SP anuncia redução do intervalo da dose de reforço contra covid-19


Divulgação
Governo de SP anuncia redução do intervalo da dose de reforço contra covid-19
Crédito: Divulgação

O governo do estado anunciou nesta quinta-feira (2) a redução de 5 para 4 meses o intervalo para aplicação da dose adicional da vacina contra a covid-19 em São Paulo. A decisão ocorre em meio às primeiras confirmações de casos da variante ômicron no Brasil.

A medida vale para quem tomou duas doses dos imunizantes do CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, e vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram nos meses de julho e agosto.

Para a decisão, o Comitê Científico do Coronavírus da gestão estadual considerou os três casos da variante ômicron em São Paulo. Para os integrantes do comitê, como o Brasil ainda não obriga a apresentação de comprovante do esquema vacinal completo para viajantes, a medida faz-se necessária já que o estado "o estado é a porta de entrada de pessoas de todo o mundo". O comitê também considerou a proximidade das festas de fim de ano.

Na capital, a redução do intervalo já será seguida a partir desta quinta, de acordo com Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde.

O governo tem autonomia para definir o esquema vacinal do estado. Desde o início da pandemia, os estados e municípios têm adotado calendários diferentes do Plano Nacional de Imunização e aplicando a vacina contra a covid-19 conforme as suas regras.


Notícias relevantes: