Últimas

Primeira criança vacinada contra covid será menino indígena de 8 anos que vive em SP


Divulgação
Primeira criança vacinada contra covid será menino indígena de 8 anos que vive em SP
Crédito: Divulgação

A primeira criança vacinada contra a Covid-19 no Brasil será um menino indígena de 8 anos, Davi Xavante, que mora no estado de São Paulo, onde faz tratamento para uma doença genética, e será imunizado nesta sexta-feira (14), no Hospital das Clínicas, em cerimônia marcada para as 12h.

Nascido em uma tribo xavante no estado de Mato Grosso, Davi se mudou para Piracicaba (SP) há um ano para se tratar no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas. Por causa do problema, ele tem dificuldades para andar e hoje usa uma prótese.

O ato da vacinação, que será acompanhado pelo governador João Doria (PSDB-SP), marca o início da imunização infantil para crianças de 5 a 11 anos, após semanas de resistência do governo Jair Bolsonaro (PL), que se contrapôs à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na questão.

Nesta primeira etapa da campanha, a recomendação do Plano Estadual de Imunização de São Paulo é que os municípios priorizem as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas. Daí a escolha de Davi para ser o primeiro a receber a vacina.

Davi receberá a vacina quase um ano depois da primeira pessoa vacinada no Brasil contra a covid-19, a enfermeira Mônica Calazans. A imunização dela, revelada em primeira mão pela coluna no dia 17 de janeiro de 2021, simbolizou a esperança por dias melhores em meio ao enfrentamento da pandemia.


Notícias relevantes: